Polícia



Vandalismo

Câmera da prefeitura flagra mulheres pichando Viaduto Otávio Rocha; assista ao vídeo

Novos rabiscos surgiram na quarta-feira (4) em parte da estrutura na Rua Duque de Caxias, no centro de Porto Alegre

06/02/2026 - 16h11min


Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves
Enviar E-mail

Antes mesmo de ter sua obra de revitalização finalizada, o Viaduto Otávio Rocha voltou a ser alvo de pichadores. Na terça-feira (3), a prefeitura limpou rabiscos que surgiram na estrutura na semana passada. Um dia depois, câmeras registraram novo ato de vandalismo feito em parte do monumento na Rua Duque de Caxias. 

As imagens mostram duas mulheres, aparentemente jovens, pichando o viaduto. A ação ocorreu por volta da 1h de quarta-feira (4), no início da madrugada, e durou menos de 30 segundos.

A prefeitura não conseguiu identificar o rosto das mulheres. Segundo o município, a câmera serve para monitorar casos de suicídio no viaduto. Contudo, a Guarda Civil Metropolitana (antiga Guarda Municipal) trabalha para rastrear o caminho que as pichadoras fizeram depois do ato.

— Registramos o boletim de ocorrência, e as forças de segurança estão trabalhando para identificar os criminosos. Vamos limpar assim como já fizemos na outra vez — informa o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Os rabiscos foram feitos com tinta de cor verde, a mesma das pichações que surgiram na semana passada perto da Rua Fernando Machado.

Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Flagrante foi registrado na madrugada de 4 de fevereiro.

Problema recorrente 

Para evitar que atos como esse se repitam, o diretor de Patrimônio de Porto Alegre, Tomás Holmer, diz que câmeras com reconhecimento facial serão instaladas na parte de baixo do viaduto a partir de março. 

— Com as novas câmeras e segurança reforçada, vamos inibir esse tipo de ação. As câmeras ficarão apontadas para as paredes e para as lojas. Devem estar posicionadas até a abertura das operações — diz Holmer.

As imagens capturadas pelas câmeras serão encaminhadas para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), integrado com a Guarda Civil Metropolitana. A ideia de instalar um posto físico da corporação no viaduto está sendo reavaliada.

O secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, acredita que a presença de empreendimentos no viaduto afastará os vândalos.

— Os gestores do espaço vão identificar os problemas, acionar a prefeitura, e vamos lá resolver. Essas pichações nos pegaram em uma fase de transição. As empresas não assumiram, e a prefeitura ainda não montou uma estrutura efetiva de acompanhamento desse espaço — diz Schirmer.

Últimas Notícias