Sistema prisional
Uniformes para presos, fim das cantinas e alterações nas visitas íntimas: novas regras de segurança são aplicadas na Pasc
Atualmente, há 317 detentos em unidade no complexo prisional de Charqueadas


Uma série de medidas aplicadas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) busca aumentar o rigor durante o cumprimento da pena no local. Nesta segunda-feira (2), uma operação foi realizada na unidade prisional, que atualmente conta com 317 presos.
Entre as mudanças que estão sendo implementadas, está a obrigatoriedade do uso de uniforme por todos os presos. Também foi determinado o fim da concessão de cantinas dentro da penitenciária. Há ainda alterações previstas nas regras para as visitas íntimas recebidas pelos apenados.
A operação desta manhã foi realizada pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Secretaria da Segurança Pública e as demais forças de segurança do Estado, com acompanhamento do Judiciário e do Ministério Público.
— O objetivo central é fortalecer a presença do Estado na gestão da unidade, impedir mecanismos de domínio por organizações criminosas e assegurar que o cumprimento da pena ocorra com rigor, disciplina e efetivo controle institucional — afirma o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom.
As alterações
Uso de uniformes
A partir desta segunda-feira, passou a ser obrigatório o uso de uniformes pelos apenados da Pasc. As vestimentas foram entregues aos presos. A medida é a mesma empregada, por exemplo, em outras unidades prisionais, como a Penitenciária Estadual de Canoas e a Cadeia Pública de Porto Alegre. O intuito, segundo a Polícia Penal, é reforçar a padronização e a disciplina.
Cantinas
No que se refere às cantinas, a medida estabelece que deixa de haver qualquer tipo de comercialização interna de alimentos ou de outros produtos por meio de concessão. Muitos presos recorriam a esses comércios para adquirir produtos que não eram fornecidos pela casa prisional.
A partir de agora, o Estado assume integralmente o fornecimento dos materiais e itens permitidos dentro da unidade. A Polícia Penal afirma que essa mudança amplia o controle sobre os objetos que ingressam no estabelecimento prisional e assegura tratamento isonômico entre os presos.
Além disso, há o entendimento de que essa é uma forma de coibir a exploração desse comércio pelas organizações criminosas, que, muitas vezes, também controlam a venda de produtos no interior das cadeias.
Visita íntima
Até esta segunda-feira, as visitas íntimas recebidas pelos presos aconteciam dentro das próprias celas. A partir de agora, as visitas íntimas precisarão ser agendadas previamente e ocorrerão num outro espaço dentro da Pasc.
— São medidas que intensificam o rigor no cumprimento da pena, garantindo controle ainda maior do Estado, refletindo em mais segurança à população a partir do enfrentamento firme ao crime organizado — argumenta o superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol.