Candidatos fictícios
Simulador da urna permite que eleitores treinem como votar
TSE criou a ferramenta para que as pessoas conheçam o sistema
Para aqueles eleitores que ainda não estão familiarizados com a urna eletrônica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador. Com candidatos fictícios, o sistema serve apenas para indicar como será a votação.
Primeiro, os eleitores terão indicar um candidato a vereador, cujo número tem cinco dígitos. Depois, deverão escolher um candidato a prefeito, com dígitos (o número do partido). Na simulação, o TSE disponibilizou cinco candidatos de cada um das seguintes legendas: Partido dos Esportes (PEsp), Partido dos Ritmos Musicais (PMus), Partido das Profissões (PProf), Partido das Festas Populares (PFest) ou Partido do Folclore (PFolc). Esses cinco partidos fictícios também têm um candidato a prefeito e vice-prefeito.
Leia mais:
Instituto divulga nova pesquisa à prefeitura de Porto Alegre
Dos 18 aos 91 anos, candidatos vão da roda de chimarrão à rede social para conquistar os eleitores no RS
Caso as informações do candidato escolhido apareçam corretamente na tela, o eleitor deve de apertar a tecla "confirma", de cor verde. Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado. Na tela, aparecerá a palavra "Fim".
– O processo de eleição é muito simples, mas é importante que o eleitor tenha conhecimento prévio de como a urna funciona – ressalta Rodrigo Coimbra, chefe da sessão de voto informatizado do TSE.
Como corrigir o voto
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o eleitor deve apertar a tecla "corrige", de cor laranja, e repetir o voto.
Como votar em branco
Para votar em branco, basta apertar a tecla "branco" e, em seguida, a tecla "confirma".
Cuidado!
Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e, depois, apertar a tecla "confirma".
Simulador do segundo turno
Para cidades que terão segundo turno, o TSE também criou um simulador, onde os eleitores deverão escolher entre dois candidatos a prefeito, do Partido dos Esportes (PEsp) ou do Partido dos Ritmos Musicais (PMus).