Obituário
Aos 64 anos, morre ex-prefeito de Cachoeirinha Valdecir Mucillo
Carnaval da cidade foi cancelado e prefeitura decretou luto oficial de três dias

Morreu às 21h10min deste domingo, o ex-prefeito de Cachoeirinha Valdecir Mucillo, aos 64 anos, no Hospital Santa Rita, em Porto Alegre. Ele estava internado havia cerca de um mês, para tratamento de câncer de fígado originado por uma hepatite. Mucillo foi prefeito pelo PDT, entre 1997 e 2000 e, atualmente, era filiado ao DEM.O velório ocorre nesta segunda, a partir das 7h, na Capela 4 do Cemitério Memorial da Colina, em Cachoeirinha. O sepultamento será às 17h.
Natural de Canoas, mudou-se para Porto alegre, onde se formou farmacêutico e se casou com a enfermeira Marilene dos Santos Mucillo, de quem era viúvo. Depois, mudaram-se para Cachoeirinha e lá implantaram a primeira farmácia do município, a Santa Catarina, na cidade recém emancipada de Gravataí. Mucillo passou a ser conhecido como "Valdecir da farmácia", apelido do qual tinha muito orgulho.
De acordo com a filha Liane, as principais bandeiras do pai durante o governo foram a saúde e a educação. Essas preocupações se concretizaram na criação de um posto 24 horas, implementação da merenda escolar obrigatória e de atividades no turno inverso. Ele deixa os filhos Cristian, Liane, Dagmar, Valdecir Junior, Virgínia e Vagner, quatro netos e um bisneto que deve nascer no final de junho.
O Carnaval de Cachoeirinha, que aconteceria às 21h desta segunda-feira, foi cancelado devido à morte do ex-prefeito. O cancelamento também é motivado pela morte do padre Ermelindo Lotermann, ex-pároco da Igreja São Vicente de Paulo e figura atuante no município. De acordo com o secretário municipal de governo, André Lima, ainda não há uma nova data definida. Ele adiantou que não será no próximo sábado, pois outros eventos já estão marcados para esse dia. A prefeitura decretou três dias de luto oficial.