Fora de casa
Explosão deixa nove feridos e prédio interditado em Porto Alegre
Suspeita dos bombeiros é que um vazamento de gás tenha causado o acidente. Moradores dos 70 apartamentos tiveram de deixar o local
Sentida por moradores de uma quadra inteira, uma explosão em um prédio deixou nove feridos neste domingo em Porto Alegre. Um deles, a moradora do apartamento onde ocorreu o acidente, sofreu queimaduras e foi internada em estado grave. A suspeita dos bombeiros é que um vazamento de gás tenha causado do acidente.
A explosão ocorreu por volta das 15h, na Rua Anita Garibaldi, no bairro Boa Vista. O acidente aconteceu em um apartamento do quarto andar do bloco A do condomínio Vivendas do Parque. O edifício possui dois blocos, de oito andares cada, que somam 70 apartamentos, segundo a Defesa Civil. Os dois blocos foram evacuados e permanecerão interditados até segunda-feira, quando o local passará por uma nova avaliação. O gás central, a luz e a água foram desligados.
Alguns apartamentos ficaram destruídos
Foto: Arquivo Pessoal
Cláudia Cento, 45 anos, estaria no 410 quando a explosão ocorreu e sofreu queimaduras. Ela foi encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, onde segue em estado grave. Outras oito pessoas sofreram ferimentos leves, conforme a Defesa Civil.
Todos os moradores tiveram de dormir fora de casa. Em pequenos grupos, eles foram autorizados a entrarem em seus apartamentos para buscarem pertences, acompanhados pelos bombeiros. Em solidariedade, vizinhos do prédio ofereceram suas casas caso alguém não tivesse lugar para passar a noite.
Leia mais notícias de Porto Alegre
- A explosão causou grandes danos no prédio. Os apartamentos do quarto andar foram os mais destruídos, mas houve danos em vários andares - relatou o coordenador substituto da Defesa Civil Hélio Oliveira.
Uma grade, que seria a porta de um dos apartamentos, foi arremessada para a rua, e havia cacos de vidro espalhados pela entrada e pelas laterais do edifício. Segundo a Defesa Civil, a porta do elevador caiu em um dos andares.
Grade do prédio parou do outro lado da rua
Foto: Diego Vara
Com uma toalha ensanguentada na mão e um curativo no nariz, o atleta Matheus Knorr, 23 anos, foi o primeiro ferido a retornar ao prédio após o acidente. Ele estava na cozinha de seu apartamento, localizado no terceiro andar, quando a explosão aconteceu. Os vidros estouraram e estilhaços atingiram seu rosto.
- Peguei meu cachorro e saí correndo, foi um susto. Parte do teto da área de serviço caiu - relatou o jovem.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Ele foi levado ao hospital por um vizinho que sentiu a explosão e correu para ajudar:
- Tremeu a quadra inteira - relatou Luiz Fernando Petuco, 34 anos.
Uma equipe do Instituto-Geral de Perícias compareceu ao local para verificar a causa do acidente. Conforme os bombeiros, a suspeita é que um vazamento de gás tenha causado a explosão. Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) deverão avaliar a estrutura nesta segunda-feira, às 8h. Até a nova inspeção, moradores só poderão entrar em seus apartamentos acompanhados pelos bombeiros.