Fique atento
Confira três dicas para evitar cair em golpes nas compras pela internet
Pagamento por cartão de crédito é sempre mais seguro do que o uso de boletos
Comprar pela internet pode abrir espaço para encontrar grandes descontos, mas também traz riscos caso o comprador não observe algumas normas de segurança para evitar cair em golpes e sites maliciosos.
Confira as dicas de Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, empresa de monitoramento do comportamento de clientes na internet, para fazer compras seguras na rede mundial.
Como conferir a confiabilidade de um site para comprar?
Consulte a reputação do e-commerce em sites como o Reclame Aqui ou procure comentários sobre ele nas redes sociais — principalmente Facebook. E-commerces que não tenham uma boa reputação no Reclame Aqui devem ser evitados, ou aqueles que tenham anúncios em redes sociais recheados de erros de português. Se uma página não aceita pagamentos por cartão de crédito, atenção, pois o risco aumenta muito.
Como evitar que o cartão de crédito seja clonado nessas compras?
Há algumas atitudes básicas que o consumidor pode tomar, como tomar cuidado com e-mails falsos, manter um antivírus sempre atualizado no computador e no smartphone e nunca enviar dados sensíveis de cartão de crédito (número, código CVV e validade) por e-mail, chat ou mensagem de texto — e nem recadastrar estas informações.
Qual tipo de pagamento é mais seguro?
O pagamento por cartão de crédito é sempre muito mais seguro em comparação ao pagamento por boleto. Afinal, se você pagar um boleto falso, não há como pedir o dinheiro de volta, a não ser judicialmente, em um processo bem mais lento do que uma ligação para o banco. Se o cartão foi utilizado em alguma fraude, basta ligar para o banco e solicitar o estorno daquela transação.