Notícias



Transporte público

EPTC irá reforçar linhas de ônibus a partir de sábado para cumprir regra que proíbe passageiros em pé

Empresa também afirmou que vai aumentar a fiscalização e pediu que evitem deslocamentos desnecessários

26/02/2021 - 19h42min


Bruna Viesseri
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
A EPTC afirma que avalia que será implementado o reforço utilizando como referência o período de junho de 2020

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou, nesta sexta-feira (26), que irá reforçar linhas de ônibus a partir deste sábado (27) em Porto Alegre. A EPTC não informou, no entanto, quais linhas e horários devem receber o apoio, e que isso ainda é analisado. A ideia é disponibilizar mais coletivos principalmente em horários de pico, para evitar aglomerações.

Outra mudança é que, a partir de sábado (27), o transporte de passageiros em pé estará proibido. O limite de usuários por coletivo será limitado ao número de assentos. A EPTC também pediu à população que evite "deslocamentos desnecessários".

As alterações ocorrem em razão do agravamento da pandemia em todo o Rio Grande do Sul, que fez com que todo o Estado entre, a partir de sábado (27), na bandeira preta, de mais alto risco para o coronavírus no modelo de distanciamento controlado do governo do RS.

Para adequar a oferta de linhas, a EPTC afirma que avalia que será implementado o reforço utilizando como referência o período de junho de 2020, quando também foram estabelecidas restrições e a demanda de passageiros foi de 34% na comparação com uma semana típica de operação, de antes da pandemia.

"Ao comparar a tabela atual com aquele momento de restrição de 2020, são cruzados os dados de demanda e oferta para identificar os pontos de atenção e as linhas que necessitam de algum reforço. Nestes casos, a EPTC vai indicar aos operadores quais linhas e faixas horárias que precisam de reforços nas viagens extras com a inclusão de uma viagem a mais no período", informou a prefeitura.

Para aprimorar a oferta dos coletivos, a empresa pede que a população informe sobre possíveis problemas no transporte nos próximos dias, por meio do telefone 118. A prefeitura disse também que a redução do número de passageiros nos ônibus já foi observada nesta semana, principalmente nos horários de pico, e que essa diminuição deve se acentuar ainda mais nos próximos dias.

Na quinta (25), o prefeito Sebastião Melo havia anunciado que o reforço na frota em horários de pico e a proibição do transporte com passageiros em pé já seriam implementadas nesta sexta. No entanto, as mudanças não ocorreram, conforme constatou a reportagem de GZH nesta manhã. Procurada, a prefeitura afirmou que adiou a implementação das normas para o sábado porque não teve tempo hábil para fazer as adequações.

EPTC intensifica fiscalização em paradas e terminais de ônibus

Conforme a EPTC, a fiscalização em paradas de ônibus e terminais já foi intensificada nos principais eixos de deslocamento do transporte público da Capital, como na Avenida Sertório, no Terminal Triângulo, na Assis Brasil e na Protásio Alves.

Para evitar aglomeração em paradas de ônibus, a EPTC orienta a população a antecipar e planejar seus deslocamentos através da função GPS do aplicativo TRI POA, para saber a localização do ônibus em tempo real. Assim, o usuário se desloca até o ponto de embarque apenas no horário em que o coletivo irá passar pelo local. Ao aguardar o ônibus, os passageiros devem manter o distanciamento mínimo de dois metros e o uso de máscara, orienta a prefeitura.

— As ações diárias de fiscalização nos terminais e garagens, antes das saídas dos coletivos, e durante seus deslocamentos, foram reforçadas para garantir a segurança da operação. A orientação é para que as pessoas permaneçam em casa e evitem deslocamentos desnecessários, mas quem precisar se deslocar, que possa fazer isso em segurança — destacou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Somente em 2021, até o dia 19, foram realizadas 3.325 abordagens em ônibus municipais e 926 inspeções em garagens à noite, segundo a EPTC. Nas ações, os agentes verificam a capacidade máxima de passageiros e o cumprimento das tabelas horárias e das medidas de prevenção à covid-19 estabelecidas pela prefeitura de Porto Alegre, como higienização dos veículos, obrigatoriedade do uso de máscara por parte da tripulação e usuários, circulação com janelas abertas e disponibilização de álcool gel.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias