Notícias



PAPO RETO 

Manoel Soares explica quem são os Davis de hoje

Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados

05/06/2021 - 05h00min


TV Globo / TV Globo/Divulgação
Manoel Soares: "Na prática, as pessoas geralmente ficam do lado do mais forte"

A Bíblia conta a história de um menino que enfrentou um gigante de quase 3 metros e venceu. Para quem não se liga muito nesse papo de leitura do Velho Testamento, o nome desse menino era Davi. Ele cuidava de ovelhas e tinha como arma uma espécie de estilingue da antiga. A Bíblia conta que, com uma pedra, o jovem Davi matou o gigante Golias. 

Me lembro que achava maneiro quando criança essa história, porque todo mundo pirava torcendo pelo menino que matou o gigante com uma pedra, mas, depois que cresci, vi que é diferente. Na prática, as pessoas geralmente ficam do lado do mais forte, questionam inclusive os argumentos dos mais fracos que vão a luta. 

Leia mais colunas de Manoel Soares

Assim como Golias tinha uma torcida de filisteus esperando que ele esmagasse o jovem Davi, temos hoje muitas pessoas esperando que os jovens que tentam com um "estilingue" realizar sonhos como ter faculdade, sair da miséria ou ajudar a família sejam esmagados. 

Sim, porque quando deixamos de dar uma gorjeta para o jovem entregador, estamos torcendo contra ele, quando não liberamos mais cedo para estudar, estamos torcendo pelo gigante, quando na hora de dar estágio optamos pelo loirinho que mora na zona nobre ao invés do menino pretinho de quebrada, estamos do lado do Golias. Os Davis estão por aí esperando que alguém acredite neles, esse é o primeiro passo para que um dia, assim como o Davi da Bíblia, eles se tornem reis. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias