Ensino superior
Tudo o que você precisa saber para o Enem 2023
Confira informações como horário da prova, o que é preciso levar, tempo de duração e quais conteúdos podem ser cobrados
Nos dias 5 e 12 de novembro, mais de 3,9 milhões de brasileiros são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, são 192,7 mil inscritos em 106 municípios onde o exame será aplicado. A avaliação é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil e, portanto, é importante que os candidatos estejam informados e preparados.
O Enem existe desde 1998 e todos os anos movimenta milhões de estudantes brasileiros. Alguns já conhecem o edital, publicado em maio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a palma da mão; outros, por outro lado, ainda não estão familiarizados com as regras do exame. Para ajudar nos preparativos para uma das provas mais aguardadas do ano, o Diário Gaúcho montou uma lista com tudo que você precisa saber sobre o Enem 2023.
O que é preciso saber antes de fazer o Enem 2023?
Data, hora e local do Enem 2023
Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h nos dois dias. É proibido entrar após o fechamento. O local de prova será informado no cartão de confirmação da inscrição e poderá ser conferido na página do participante.
As provas começam às 13h30min, e o candidato que começar antes da autorização do chefe de sala será eliminado. No primeiro domingo, 5 de novembro, a aplicação terá 5h30min de duração, com término às 19h. No segundo domingo, 12 de novembro, são cinco horas de prova, com o final do exame previsto para 18h30min.
O tempo mínimo de permanência na sala é duas horas. O participante que sair antes disso será eliminado. O caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando 30 minutos para o término da prova.
O que levar para o Enem 2023
Apenas dois itens são obrigatórios para realizar as provas: documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É aconselhado que o estudante leve mais de uma caneta, para reserva, caso uma estrague ou seja extraviada. Os documentos aceitos são:
- Carteira de identidade
- Passaporte
- Carteira de habilitação
- Carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997
- Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório
- Em formato digital, é possível usar e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentado nos aplicativos oficiais
Além da caneta e de documento oficial, outros itens que podem tornar a experiência mais tranquila. Para começar, é recomendado que o participante leve o cartão de confirmação da inscrição impresso. Os estudantes podem levar garrafas de água e lanches como chocolates, salgadinhos e frutas, por exemplo. O edital ressalta, porém, que quem não permitir que o fiscal vistorie o alimento pode ser eliminado.
Ainda, há objetos que não podem ficar de posse do candidato ou que devem ser guardados dentro do porta-objetos oferecido pelos fiscais de sala. A lista completa de está no edital.
Conteúdo das provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma prova de redação. No primeiro dia, serão aplicadas as avaliações de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 12, segundo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
As questões são elaboradas com base em quatro matrizes de referência. A estrutura da prova costuma seguir um padrão em todos os anos e fazer provas antigas pode ser uma boa maneira de se preparar para os domingos de prova.
Redação
O Enem já começa com uma das provas que mais preocupa os participantes: a redação. A curiosidade sobre o tema, que só é divulgado na hora do exame, pode deixar o candidato ansioso. Até o dia 5 de novembro, os estudantes devem se preparar sem saber o assunto sobre o qual irão escrever, considerando temas relevantes à sociedade e em evidência. É possível, porém, pensar em alguns palpites de temas que podem ser escolhidos e seguir algumas dicas para garantir uma boa nota da prova.
O que acontece se o candidato perder um dia de prova do Enem 2023
Se o participante for acometido por alguma das doenças infectocontagiosas listadas pelo Inep na semana que antecede o primeiro ou segundo dia de aplicação, não é recomendado que ele compareça ao local de prova. Nestes casos, o candidato poderá solicitar a reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de prova, pela página do participante. É necessário enviar um documento que comprove a condição de saúde do candidato. Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep.
Em caso de atraso ou não comparecimento por outros motivos, porém, não é possível solicitar a reaplicação. Os estudantes que pagaram a taxa de inscrição não precisam justificar a falta, mas os alunos que tiveram a taxa isentada devem explicar o motivo da ausência no site para não perder o direito à isenção no próximo ano.
Quando sai o resultado do Enem 2023
O gabarito e a nota do Enem são divulgados em momentos diferentes. De acordo com o edital, os gabaritos das provas deverão ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no site oficial do Enem até o dia 24 de novembro. Já os resultados individuais poderão ser consultados pelos candidatos a partir de janeiro de 2024.