EU SOU DO SAMBA
Carnaval em Porto Alegre: Orla terá três dias de folia gratuita a partir deste sábado
Confira um roteiro completo da festa
Porto Alegre terá dias de muito calor, diversão e música na beira do Guaíba. É isso que promete o circuito de blocos Carnaval na Orla, POA é D+, que, de sábado (10) até segunda-feira (12), contará com uma programação gratuita para animar os foliões. O trecho da Avenida Edvaldo Pereira Paiva vai se transformar numa grande passarela por onde mais de 10 blocos vão se apresentar, representando quase todas regiões da cidade.
O Carnaval na Orla (POA é D+) é uma realização do Clube Amigos do RS (Cars) e Banca Eventos, com financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística de Porto Alegre (Fumproarte), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e prefeitura da Capital. São esperadas cerca de 30 mil pessoas ao longo dos três dias.
— Os blocos do Carnaval na Orla, POA é D+, vão homenagear pontos turísticos da Capital. Será um evento de primeira, como a cidade merece. É um pontapé inicial que melhora para todo mundo, tanto para os agentes de cultura quanto para a economia. Temos uma Orla maravilhosa, capaz de, daqui a pouco, estar encostando em outros grandes Carnavais de rua do Brasil — garante Alexsandro Fernandes, organizador do evento.
Dependendo da animação de quem vai comandar a festa, o sucesso do circuito está garantido. Foi o que a reportagem do Diário Gaúcho percebeu quando encontrou com representantes dos blocos na manhã da última quarta-feira, em frente à Usina do Gasômetro. O clima já estava lá em cima! Destaca-se, também, a forte relevância social da festa.
Representatividade
As crianças e os adolescentes do Bloco Chiquinho dos Anjos terão a responsabilidade de abrir o circuito neste sábado.
— O bloco foi formado em 1984 pelo mestre griô Chiquinho dos Anjos e é fundamentado na ancestralidade afro-brasileira. Foi a primeira ala infantojuvenil a desfilar na Embaixadores do Ritmo (escola que teve suas atividades encerradas em 2019). Somos também um movimento social que atua em várias comunidades de Porto Alegre (Restinga, Morro Santa Tereza, Bom Jesus…) — pontua Jéferson Pereira Tanger, um dos coordenadores, acrescentando:
— Vamos desfilar com, aproximadamente, 150 crianças. Estamos ansiosos por ver a alegria delas e a integração com a comunidade, além de motivar cada vez mais pessoas.
Para Taís Pereira, do Bloco das Pretas, a festa tem um significado de representatividade.
— O nosso bloco é formado por mulheres que já têm uma representatividade na cultura afrocentrada. Então, para nós, é o ápice, por ter conseguido colocar o bloco na rua diante de tantas adversidades. Mas a gente foi resistência, o nosso lado folião, o nosso lado preto, o nosso lado ancestral. Vamos fazer a alegria da galera e queremos juntar o povo nessa manifestação tão importante — comemora.
Figura bastante conhecida do Carnaval de Porto Alegre, Jorge Tarol, diretor do Bloco Os Panteras do Samba — que vai passar na Avenida no domingo — adianta detalhes do repertório.
— A gente sempre está presente nos circuitos de Porto Alegre. Já fizemos na Praça Garibaldi para milhares de pessoas, aqui na Orla em outras ocasiões… A gente só não participou quando não teve evento por causa da pandemia. Neste domingo, vamos encerrar o dia e preparamos um repertório de músicas comerciais que estão na boca da massa, algumas coisas antigas também, tudo muito variado. Temos músicas para cantar duas horas, tranquilamente — relata, com risos.
Quem compartilha da mesma expectativa é Helio Garcia, o famoso Helinho da Tinga, diretor do bloco carnavalesco Tinga Mania. Ele resume:
— A verdade é uma só: as pessoas estão curtindo os blocos. Bloco é alegria, bloco entrega amor, bloco entrega felicidade! O que o povo está buscando é exatamente isso, energias positivas. Os blocos entregam isso para a cidade.
Foco na limpeza
Nas últimas semanas, foram realizados três desfiles em áreas descentralizadas de Porto Alegre – na Lomba do Pinheiro, na Zona Norte e na Restinga. A iniciativa faz parte da proposta de levar a folia até regiões pouco exploradas nessa época do ano. Até a primeira quinzena de março, mais de 80 blocos terão desfilado pelas ruas da Capital. Henry Ventura, secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, faz um balanço positivo do que foi visto até agora.
— Tivemos uma adesão grande do público, foram 15 mil pessoas na Praça México, 10 mil na Restinga, 7 mil na Lomba do Pinheiro. Isso vai ao encontro da construção coletiva que foi feita junto aos blocos, com eles apresentando as referências. A expectativa é grande para o circuito da Orla. Este ano, foi feito o maior investimento da história de Porto Alegre para os blocos de rua — salienta o secretário.
Uma das maiores preocupações é com a limpeza da região por onde vão passar os bloco. Vale destacar que, após a festa de Réveillon na Orla do Guaíba, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou uma operação especial de limpeza para o recolhimento de resíduos. Foram retiradas cerca de 25 toneladas de materiais da área. Henry Ventura faz um apelo:
— Sempre bom lembrar as pessoas que evitem exageros e se hidratem, pois vai estar muito quente nesses dias. Outro ponto importante: colaborem com a limpeza da cidade. A ajuda da população é extremamente fundamental. Contamos com isso.
Te programa!
Sábado, 10 de fevereiro — das 14h às 23h59min
/// Bloco Chiquinho dos Anjos
/// Bloco Boi Bandido
/// Bloco B.Loukos
/// Bloco da Amizade TK
/// Bloco das Pretas
Domingo, 11 de fevereiro — das 14h às 23h59min
/// Bloco Gonhas da Folia
/// Bloco Afro-tche
/// Bloco da Bartira
/// Bloco Amigos do Mano Delcio
/// Bloco Os Panteras do Samba
Segunda-feira, 12 de fevereiro — das 14h às 23h59min
/// Bloco Os Cardoso
/// Bloco JP Espetinho
/// Bloco Samba da Leste
/// Bloco Guardiões do Samba
/// Bloco Tri legal
Trânsito
/// De acordo com a prefeitura, o trecho 1 da Orla permanecerá com o bloqueio até terça-feira, às 20h. Deste sábado até terça-feira, da Rótula das Cuias até o Estádio Beira Rio, o horário de bloqueio do trecho ocorre conforme os horários da área de lazer, das 7h às 20h. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estará no local orientando o trânsito para garantir a segurança viária. Informações adicionais serão divulgadas no perfil do X (antigo twitter) @EPTC_POA.
Lounges
/// Uma das grandes novidades deste ano novidades são os lounges espalhados ao longo do circuito. Em um deles, o do Rap in Cena e Reação Black, haverá atrações especial no intervalo de cada bloco, como de Djs, MCs, além de muito rap, trap, funk e black music para animar a galera.
/// Os ingressos para acessar o espaço partem de R$ 50 e podem ser comprados via plataforma Sympla, com taxa.
Fusca Azul no 4º Distrito
Neste sábado, a partir das 14h, o Bloco Fusca Azul vai tomar conta das ruas do 4° Distrito para a realização da nona edição de sua festa de Carnaval. Depois do sucesso de 2023, o evento chega com a promessa de uma festa ainda melhor.
A programação diversificada vai contar com samba, axé, pagode dos anos 90 e DJs convidados. A festa é aberta ao público e, seguindo a tradição do Carnaval de rua, não haverá cobrança de ingresso. O cruzamento das ruas Santos Dumont e Álvaro Chaves será o ponto de encontro para os foliões. O evento contará com a venda de bebidas e alimentos, além de uma estrutura com seguranças, banheiros químicos, trio elétrico e pórticos de entrada. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, coolers e bolsas térmicas, visando garantir a segurança e o conforto de todos os participantes. O objetivo é proporcionar uma festa leve e descontraída.
— O Fusca Azul tem nove anos e essa é a nossa segunda saída no 4° Distrito. A gente está preparando uma festa muito bonita, com uma grande estrutura. Ano passado, reunimos mais de 20 mil pessoas e não tivemos nenhum tipo de ocorrência de briga. É um evento para toda família. Vamos ter como atrações o Capu, a Djmini Pietro, a bateria do Fusca Azul. A gente vai ter também uma bateria de uma escola de samba convidada — destaca Eduardo Baldasso, um dos fundadores do Fusca Azul.
Bloqueios
A Rua Santos Dumont estará bloqueada no trecho entre a Rua Almirante Tamandaré e a Rua Almirante Barroso. Além disso, a Rua Álvaro Chaves também ficará bloqueada no trecho entre Avenida Farrapos e a Rua Santos Dumont. O bloqueio inicia às 8h deste sábado e se estende até a meia-noite.