Notícias



Piquetchê do DG

Coreógrafos falam sobre o trabalho por trás das danças gaúchas apresentadas no "Domingão do Huck"

Coreografia que enaltece a cultura do Rio Grande do Sul foi destaque quadro “Dança dos Famosos", no último domingo (24)

28/03/2024 - 19h46min

Atualizada em: 28/03/2024 - 20h57min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Domingão com Huck / Instagram
Artistas dançaram ao som de músicas regionais.

Danças gaúchas foram apresentadas no quadro do Dança dos Famosos, no programa Domingão com Huck, na RBS TV, no último domingo (24). Gabriela Prioli, Lexa, Matheus Fernandes e Michael Borges foram os artistas que dançaram ao som de Gaúcho Coração, de Cristiano Quevedo e Carlos Omar Vilella Gomes, e Milonga para as Missões, de Gilberto Monteiro. No cenário ao fundo, a imagem das ruínas de São Miguel das Missões.

Apesar da divulgação sobre a cultura gaúcha estar atrelada, nos últimos dias, ao Matteus, participante do Big Brother Brasil, a ideia da apresentação vem de muito antes. O professor de dança Rafael Stenzel, de Osório, buscou por anos levar a dança gaúcha para o quadro. Em 2013, ele convidou Carlinhos de Jesus, à época jurado do Dança dos Famosos, para um evento na sua escola de dança.

– Na oportunidade se criou essa ideia de levar a nossa cultura para o palco que é tão representativo para nosso segmento. Naquela época não se teve tanta abertura para que isso fosse possível – relembra Stenzel.

Mesmo assim, o coreógrafo gaúcho não desistiu do objetivo. Com a mudança da apresentação do programa, o Stenzel conta que um dos atuais produtores é seu amigo, o professor de dança Marcelo Grangeiro. Desta forma, ele viu uma nova oportunidade de apresentar a proposta da da dança gaúcha.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Stenzel visitou os estúdios da TV Globo

– Mostrei um trabalho para ele e, a partir daí, comecei a fornecer elementos históricos e coreográficos para ele entender tudo que abrange a nossa dança. Começamos a alinhar esse trabalho e, em agosto de 2023, ele veio a Osório. Realizamos um protótipo do que seria a dança gaúcha no palco do programa. Quando chegamos no formato, continuamos nos falando à distância. Foi um trabalho bem estruturado de convencimento. Em janeiro deste ano, ele me confirmou e deu certo – relata Stenzel.

A apresentação contou com elementos que representam a essência da dança gaúcha, como lenços, lanças e palas. Diferente dos padrões exigidos em concursos de dança tradicionais que ocorrem no Estado, o formato para TV foi pensado de uma maneira que atendesse a composição da dança gaúcha, o tempo do programa e que fosse acessível aos participantes. Quem trabalhou diretamente com as celebridades foi a coreógrafa e professora de Dança Lúcia Brunelli, de Porto Alegre.

– Foi um trabalho desafiador, pois os artistas têm uma agenda complexa e eles precisavam estar juntos nos ensaios. Mas também foi muito incrível estar lá, abrindo essas fronteiras para que a dança e a música gaúcha pudessem ser veiculadas no programa de maior audiência da televisão brasileira. Como divulgação e visibilidade para nossa dança é muito importante e marcamos espaço no cenário artístico nacional  – afirma Lúcia, que passou pelo menos 10 dias antes da gravação nos ensaios com o grupo.

A dança gaúcha fez parte de homenagens a ritmos regionais de norte a sul do país. Outros grupos levaram para o palco samba, boi bumbá e quadrilha.

– Estou muito feliz, pois era um sonho de muitos anos levar nossa cultura, nossa dança, para esse quadro lindo – conclui Stenzel.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias