Notícias



Influenza

Porto Alegre amplia público para vacina contra a gripe a partir de segunda-feira

Campanha de imunização começou na segunda-feira e segue até o dia 31 de maio

28/03/2024 - 23h04min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Imunizante oferecido pelo Sistema Único de Saúde é trivalente e garante a proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

A partir da próxima segunda-feira (1º), a dose da vacina contra a gripe vai estar disponível para um público maior em Porto Alegre. Também poderão se imunizar contra a Influenza trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses. 

O grupo também abrange pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. 

Idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, quilombolas e indígenas já eram contemplados com a vacinação desde a segunda-feira passada (25). A campanha se estende até 31 de maio. O Dia D ocorre em 13 de abril.

Com a estratégia de imunização, o Ministério da Saúde busca reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo. O objetivo é vacinar ao menos 90% de cada grupos prioritário: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais.  

Em Porto Alegre, o público-alvo apto a receber a vacina chega a 697.995 pessoas. O imunizante oferecido pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

Na última etapa, na terceira semana da campanha, serão incluídos os membros das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo urbano.

Para indígenas, quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência, basta fazer a autodeclaração para receber a dose. Crianças devem apresentar a caderneta de vacinação, enquanto os demais grupos podem mostrar qualquer documento que comprove a condição: documento, receita médica, crachá ou carteira de trabalho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias