Notícias



Drenagem fragilizada

Moradores de cinco bairros de Eldorado do Sul devem estar preparados para sair de casa em caso de chuva forte, orienta Defesa Civil

Carro de som circula pelas regiões alertando da possibilidade de novos alagamentos durante o final de semana

14/06/2024 - 10h18min


Lisielle Zanchettin
Lisielle Zanchettin
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Eldorado do Sul tomada pela água em 9 de maio; após a enchente do Rio Jacuí, infraestrutura da cidade ficou comprometida.

Com a previsão de novas chuvas com projeção de até 120 milímetros para o final de semana, a Defesa Civil de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, está orientando que moradores estejam preparados para evacuarem suas residências. Um carro de som está circulando pelos bairros Cidade Verde, Chácara, Vila da Paz, Itaí e Picada.

A medida é preventiva e vale de sexta (14) até segunda-feira (17). Conforme o coordenador da Defesa Civil e Secretário de Planejamento Josimar Cardoso, são esperados alagamentos devido a grande quantidade de chuva esperada e a situação do sistema de drenagem do município, que está comprometido.

A orientação é para que os moradores ergam os seus móveis e se observarem pontos de acúmulos com água nas ruas, deixem suas residências. Se realmente chover o que estamos esperando, vamos ter diversos pontos alagados, inclusive residências — explicou o coordenador.

Ainda conforme a Defesa Civil, os moradores devem procurar abrigo no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas. A população também pode ir para a prefeitura. Ônibus estarão disponíveis para condução dos moradores. Além disso, um abrigo na cidade de Guaíba, que está sendo administrado por Eldorado do Sul, está preparado em caso de necessidade. 

Em Guaíba, os bairros Ipê, Alvorada, Engenho, Florida, Centro, Alegria e Passo Fundo também podem voltar a registrar alagamentos. São regiões que fazem divisa com o lago Guaíba. Segundo o prefeito Marcelo Maranata, há problemas no escoamento da rede de drenagem, no entanto, no momento não há alerta para evacuação dessas regiões.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias