Seu Problema é Nosso
Projeto Adote Um Empreendedor busca apoio para negócios afetados pela enchente
Podem se inscrever empresas e profissionais autônomos de todos os segmentos
Com o objetivo de dar suporte aos pequenos negócios afetados pela enchente no Rio Grande do Sul, o Instituto FloresSer, em parceria com voluntários e empresas, criou a iniciativa Adote um Empreendedor. O projeto conecta os empreendedores que perderam sua estrutura e material de trabalho a empresas e pessoas físicas que possam contribuir.
A plataforma recebe os cadastros tanto de quem precisa de ajuda quanto de quem pode fazer uma doação. Os voluntários cruzam as informações e colocam os dois lados em contato. Podem se inscrever empresas e trabalhadores autônomos de qualquer segmento.
A preocupação com essa parcela de trabalhadores gaúchos surgiu a partir de muitas mensagens que a fundadora do Instituto FloresSer e idealizadora do projeto, Ana Paula Bohn, recebeu nas redes sociais. Segundo os relatos, os auxílios públicos ajudam mas não são suficientes para reconstruir os negócios.
– As pessoas têm que voltar a trabalhar porque esse é o sustento delas, não tem como viver só com auxílios. A situação do Estado não vai se resolver agora, logo as doações param e como essas pessoas vão sobreviver? – questiona.
Algumas conexões já foram feitas por meio da plataforma, mas ainda há muitos empreendedores à espera de apoio. Ana cita que, entre os pedidos, os de negócios do ramo alimentício se destacam:
– O pessoal que faz bolos, os restaurantes, quem cozinha para fora… Eles perderam não só os equipamentos para produzir, mas também o estoque de alimentos, e não dá para reaproveitar nada.
Um desejo da idealizadora do Adote um Empreendedor é que a ação seja automatizada. No momento, o site onde a iniciativa está acontecendo é simples e exige que os voluntários trabalhem de forma manual na coleta de informações dos cadastros. Para melhorar a operação, seria preciso um novo site.
– A gente quer que o projeto cresça. Pode ser com ajuda governamental ou com pessoas que queiram se voluntariar, além de entidades que possam contribuir com os empreendedores.
Gráfica da Zona Norte está na plataforma
O comerciário Fernando Levy Balbe, 58 anos, dono da gráfica Studio Cópias, é um dos empresários que precisam reconstruir do zero seu local de trabalho. O estabelecimento fica na esquina das avenidas São Pedro e Farrapos, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre, e tudo que havia dentro foi perdido. Ele se cadastrou no Adote um Empreendedor, mas ainda não teve seu pedido contemplado:
– Fazemos todo material gráfico, temos espaço para lan house, impressões, recarga de cartucho, venda de acessórios de informática e perdemos tudo, do material até o mobiliário.
É com o valor do Fundo de Garantia que Fernando iniciou a reforma da loja, que teve avarias no piso e nas paredes. Com o que sobrar, ele tentará reconstruir o mínimo de estrutura para reabrir o negócio, que há 20 anos está naquele ponto da cidade.
Saiba mais
/// Acesse o site bento.me/adoteumempreendedor para pedir ou oferecer doações.
/// Para falar com a organização do projeto, entre em contato com Ana pelo (51) 99244-8528 ou com Michele pelo (51) 99946-7166.
Produção: Caroline Fraga