Tutorial
Descubra como abrir um protocolo no +156
Aplicativo da prefeitura de Porto Alegre facilita o registro de ocorrências de problemas da cidade. Saiba como usá-lo
Em maio de 2021, a prefeitura de Porto Alegre lançou um aplicativo que promete ajudar os cidadãos da Capital a reportarem problemas da cidade.
O 156+POA facilita o registro das situações que dificultam o cotidiano da comunidade, como alagamentos, esgoto a céu aberto, falta de água, árvores caídas e focos de mosquito da dengue, por exemplo. Assim, o Tutorial desta edição ensina você a utilizar esse recurso e acompanhar suas solicitações.
Confira o passo a passo:
1) /// Faça o download do 156+POA na loja de aplicativos do seu telefone.
2) /// Depois de instalado, clique no ícone localizado no canto superior direito da tela para efetuar seu login.
3) /// Existem várias formas de logar no aplicativo, porém, recomendamos que você entre pela sua conta do gov.br, que já ensinamos como criar a sua na primeira edição do Tutorial.
4) /// Depois de logado, clique na seta no canto superior esquerdo e volte para o menu principal do aplicativo.
5) /// Para registrar uma ocorrência, clique no ícone “Solicitações de Serviços” .
6) /// Selecione o tema da sua reclamação e clique no problema específico pelo qual está passando. Como exemplo, utilizamos os alagamentos.
7) /// Digite seu endereço na barra de pesquisa ou posicione o alfinete do mapa sob a localização do problema. Clique em utilizar este endereço.
8) /// Na aba de descrição, explique qual é o problema identificado. Se quiser, você pode capturar uma foto da situação ou adicionar uma da galeria.
9) /// Se quiser que a reclamação seja anônima, selecione o ícone “Reclamação Sigilosa”. Clique em enviar.
/// E tem mais: Para ver os protocolos abertos e os seus respectivos números, clique no menu principal em “Solicitação de Serviços” e, em seguida, em “Meu histórico de solicitações”. Pronto! Agora você pode acompanhar o andamento da solução do seu problema.
*Produção: Elisa Heinski