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Descubra como abrir um protocolo no +156

Aplicativo da prefeitura de Porto Alegre facilita o registro de ocorrências de problemas da cidade. Saiba como usá-lo

31/07/2024 - 15h08min

Atualizada em: 31/07/2024 - 15h11min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Cristine Rochol / Prefeitura Municipal de Porto Alegre
App está disponível nas lojas oficiais para Android e Apple.

Em maio de 2021, a prefeitura de Porto Alegre lançou um aplicativo que promete ajudar os cidadãos da Capital a reportarem problemas da cidade. 

O 156+POA facilita o registro das situações que dificultam o cotidiano da comunidade, como alagamentos, esgoto a céu aberto, falta de água, árvores caídas e focos de mosquito da dengue, por exemplo. Assim, o Tutorial desta edição ensina você a utilizar esse recurso e acompanhar suas solicitações. 


Confira o passo a passo:

1) /// Faça o download do 156+POA na loja de aplicativos do seu telefone. 

2) /// Depois de instalado, clique no ícone localizado no canto superior direito da tela para efetuar seu login.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 2.

3) /// Existem várias formas de logar no aplicativo, porém, recomendamos que você entre pela sua conta do gov.br, que já ensinamos como criar a sua na primeira edição do Tutorial.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 3.

4) /// Depois de logado, clique na seta no canto superior esquerdo e volte para o menu principal do aplicativo.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 4.

5) /// Para registrar uma ocorrência, clique no ícone “Solicitações de Serviços” .

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 5.

6) /// Selecione o tema da sua reclamação e clique no problema específico pelo qual está passando. Como exemplo, utilizamos os alagamentos.

7) /// Digite seu endereço na barra de pesquisa ou posicione o alfinete do mapa sob a localização do problema. Clique em utilizar este endereço.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 7.

8) /// Na aba de descrição, explique qual é o problema identificado. Se quiser, você pode capturar uma foto da situação ou adicionar uma da galeria.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 8.

9) /// Se quiser que a reclamação seja anônima, selecione o ícone “Reclamação Sigilosa”. Clique em enviar.

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Passo 9.

/// E tem mais: Para ver os protocolos abertos e os seus respectivos números, clique no menu principal em “Solicitação de Serviços” e, em seguida, em “Meu histórico de solicitações”. Pronto! Agora você pode acompanhar o andamento da solução do seu problema. 

Elisa Heinski / Arquivo pessoal
Acompanhe suas solicitações.

*Produção: Elisa Heinski



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