Notícias



Seu problema é nosso

Buraco com esgoto a céu aberto gera transtornos para moradores de Viamão

Localizada no bairro Vila Isabel, cratera se abriu no início do ano

23/08/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Reprodução
Prefeitura afirma que obra será realizada em até 15 dias.

Faz seis meses que um buraco na calçada da Rua Quito, no bairro Vila Isabel, em Viamão, incomoda os moradores. No início do ano, não era tão grande, porém, com o temporal que ocorreu no feriado de Páscoa, a cratera se abriu. Uma das moradoras da rua, Enilda Najara Soares Burno, foi até a prefeitura reclamar da situação e o pedido foi encaminhado para a Secretaria de Obras do município. Augusto Bruno Mieres, 21 anos, filho de Enilda, consultou o protocolo no site do órgão público que, por três meses, não teve andamento. 

– Insisti mais uma vez, até que consegui falar diretamente com o secretário de Obras,  Alfeu Freitas (na semana do dia 12 de agosto). Ele verificou e disse que estava há pouco tempo na pasta e que tinha outras demandas para priorizar – relata o assistente administrativo. 

Após explicar que o buraco realmente causava transtornos aos moradores, que precisavam contornar a calçada pelo meio fio, o secretário teria pedido para que Augusto retornasse a ligação nesta semana. O assistente administrativo ligou para a secretaria na última terça-feira, e não obteve resposta, pois Alfeu estava em reunião.

– É sempre assim: ninguém atende e, quando atende, é a recepcionista que responde. Ela tenta passar para a secretaria, chama e cai. E o assessor também nunca está lá – reclama o morador. 

Transtorno

Além do perigo de alguém cair na cratera, que, segundo Augusto, tem 1m70 de largura, o mau cheiro preocupa os moradores. Isso porque o cano de esgoto está exposto, deixando os dejetos a céu aberto.  

– Em dias de chuva, transborda e chega a jorrar água pra cima – conta Augusto. 

Para a família do assistente administrativo, o problema também interfere na estrutura da casa. Segundo o morador, a cratera comprometeu o muro da residência onde vive com sua mãe e seu sobrinho. Assim, impossibilitando que realize uma reforma desejada no pátio:

– Como é na calçada, a cratera está condenando o muro, que está com risco de cair. Queremos fechar o pátio, mas o buraco está impedindo. 

Por fim, o que fica é a insatisfação de Augusto com o tratamento que recebeu da prefeitura de Viamão:

– Tentamos procurar os meios por eles e ficamos amarrados, porque ninguém nos atende. Eles tocam de um lado para o outro, o que nos deixa aflitos.

Obra em até 15 dias

Contatada pela reportagem do Diário Gaúcho, a prefeitura de Viamão informou que a obra está “no planejamento de ação” para os próximos 15 dias.

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias