Notícias



Seu problema é nosso

Menino de três anos precisa de ajuda para finalizar tratamento médico

A família de Davi Umpierres, de Caxias do Sul, está arrecadando dinheiro para comprar a última caixa do remédio que auxilia na recuperação dos rins do garoto

29/08/2024 - 14h01min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Reprodução
Davi, três anos, faz uso de medicamento que custa R$ 120 mil.

O menino Davi Umpierres, três anos, de Caxias do Sul, precisa de ajuda para finalizar seu tratamento médico. O pequeno está com insuficiência renal e síndrome nefrótica, decorrente da infecção por uma bactéria que causa a nocardiose pulmonar. Desde maio, faz o tratamento com o remédio belzutifano 40mg. São necessários três ciclos de medicação para auxiliar na recuperação da função dos rins. Agora, a família está arrecadando dinheiro para adquirir a última caixa do medicamento, que custa cerca de
R$ 120 mil. 

O histórico de saúde do pequeno é complexo e ele já contou com a solidariedade dos leitores do DG para outros procedimentos. Tudo começou quando, em fevereiro de 2022, foi diagnosticado com uma doença chamada nocardiose pulmonar. Causada por uma bactéria, ela ataca os pulmões e pode dar crises de falta de ar constantes. A campanha, divulgada em dezembro de 2022 pelo jornal, foi 

bem-sucedida e o tratamento acabou com a doença no órgão. Porém, infelizmente, a bactéria atingiu outros órgãos, gerando uma síndrome nefrótica, condição que causa excreção exacerbada de proteínas pela urina. 

Em fevereiro e março de 2023, a família recorreu ao Diário Gaúcho para receber novamente ajuda com o custo do tratamento. Essa condição fez com que os rins do pequeno reduzissem sua funcionalidade. 

Atualmente, o garoto tem 20% do direito funcionando e 36% do esquerdo. A mãe afirma que, no caso de Davi, para entrar na lista de transplante, a funcionalidade dos órgãos tem que estar abaixo de 14%. Então, com o objetivo de auxiliar na recuperação renal, o garoto está realizando o tratamento com o remédio belzutifano 40mg. Em março de 2024, uma nova matéria ajudou a comprar a primeira caixa do tratamento. A segunda dose foi adquirida por meio judicial. Agora, para finalizar o último ciclo de medicação, Davi precisa mais uma vez de solidariedade. 

Dor e febre

A rotina de Davi e de sua família é conturbada por causa da doença do menino. Felizmente, faz três meses que sua mãe, Sandy da Luz Rodrigues, 32 anos, conseguiu voltar a trabalhar para ajudar com o sustento. Enquanto ela está no serviço, o garoto fica na creche. Porém, por conta dos sintomas, como febre e dores, muitas vezes ele tem que ser cuidado pela avó. Para Sandy, os desconfortos de Davi são muito difíceis de lidar e parecem que doem nela própria:

As dores chegam a doer na gente. Ele grita muito alto de dor. E, como não pode tomar qualquer tipo de medicamento, precisa ir ao pronto-socorro quando acontece.

A família está arrecadando dinheiro para comprar o último ciclo do medicamento, que se inicia no dia 3 de setembro. Segundo Sandy, eles tentaram adquirir o remédio novamente via judicial, mas a União recorreu, assim atrasando o processo. E o organismo de Davi não pode esperar.

– Estamos lutando contra o tempo porque ele não pode ficar sem o medicamento – relata Sandy.

Como ajudar

/// Doando qualquer valor para a vaquinha da família.

/// Doações também podem ser feitas via Pix pela chave: (54) 99203-1383.

/// O número de celular também pode ser utilizado para contato com Sandy, em caso de dúvidas.

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias