Notícias



Tutorial

Meu celular foi roubado, e agora?

Aprenda a proteger seu aparelho com o aplicativo Celular Seguro BR, que notifica instituições parceiras em caso de emergência. 

07/08/2024 - 05h00min

Atualizada em: 07/08/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Tânia Rêgo / Agência Brasil
Mais de 1 milhão de brasileiros no ano de 2023 tiveram seus telefones roubados ou furtados, de acordo com o 18º Anuário da Segurança Pública.

Atualmente, o celular carrega dados que envolvem todas as áreas do dia a dia. Contas em bancos e em redes sociais, e-mails de trabalho e até conversas com familiares e amigos. Por isso, perder o aparelho pode ser a materialização de um pesadelo para muitas pessoas. E foi o que aconteceu com mais de 1 milhão de brasileiros no ano de 2023, que tiveram seus telefones roubados ou furtados, de acordo com o 18º Anuário da Segurança Pública.

Assim, o  Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou uma alternativa que pode poupar muita dor de cabeça se algo ruim acontecer. O Celular Seguro BR é um aplicativo específico para blindar os dados contidos nos aparelhos em casos de emergência. Dessa forma, após realizar a ocorrência na plataforma, o aplicativo notifica os bancos e instituições participantes para que as suas contas sejam rapidamente bloqueadas. No tutorial desta semana, você aprende a utilizar essa ferramenta a seu favor.


Confira o passo a passo:

1) /// Baixe o app Celular Seguro BR na loja do seu smartphone.

Google PlayStore / Reprodução
Passo 1.

2) /// Há duas formas de logar no aplicativo. O Diário Gaúcho recomenda que você entre com sua conta gov.br. Na primeira edição do Tutorial., ensinamos você a criar a sua.

3) /// Depois de logado, você precisa cadastrar o seu telefone. Clique em “Registrar telefone” na tela inicial e, na próxima aba, em “Cadastrar telefone”

Governo Federal / Reprodução
Passo 3.

4) /// Voltando à tela inicial da plataforma, clique em “Pessoas de Confiança” e, em seguida, em “Cadastrar pessoa de confiança” na aba seguinte. Insira os dados de alguém que você confie, pois essa pessoa poderá registrar a ocorrência no aplicativo por você e bloquear seu telefone. Pronto! Agora seu aparelho está protegido.

Governo Federal / Reprodução
Passo 4.

/// E tem mais: Para registrar o problema, no menu inicial, clique em “Registrar Ocorrência”. Em seguida, escolha se o problema aconteceu com o seu aparelho ou com o de alguém de confiança. Uma lista com os aparelhos cadastrados será exibida. Selecione o que teve o problema e clique em “Alerta” para criar uma ocorrência.

Governo Federal / Reprodução
Registrar ocorrência.

*Produção: Elisa Heinski



MAIS SOBRE

Últimas Notícias