"Cell broadcast"
Teste de novo sistema de alerta de desastres começa neste sábado; veja como funcionará
Onze municípios brasileiros foram escolhidos para esta primeira fase, entre eles, estão Roca Sales e Muçum
O sábado (10) será de teste importante para a prevenção de desastres climáticos. A partir das 15h, habitantes dos 11 municípios escolhidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad), entre eles, Muçum e Rocas Sales, no Vale do Taquari, vão receber um alerta de demonstração em seus celulares. A ação terá duração de uma hora, com mensagens a cada cinco minutos.
No teste, será verificado o funcionamento da ferramenta de alertas conhecida como “cell broadcast”. Na tela do celular, a seguinte mensagem deve aparecer (no exemplo, a pessoa está no município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul):
Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de emergencia em ROCA SALES/RS. Mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA
O sistema lançará também um aviso sonoro nos aparelhos celulares de todas as pessoas que estiverem em locais de risco, interrompendo qualquer atividade em andamento pelo usuário.
O alerta vai "pular" na tela do celular, sobrepondo-se a qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando no momento, como redes sociais e plataformas de vídeo, por exemplo.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, que funcionam inclusive nos aparelhos em modo silencioso. Residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
Como funciona o sistema
A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das grandes operadoras, utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas.
Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.
Cidades que receberão o teste neste sábado
- Roca Sales (RS)
- Muçum (RS)
- Blumenau (SC)
- Gaspar (SC)
- Morretes (PR)
- União da Vitória (PR)
- São Sebastião (SP)
- Cachoeiro do Itapemirim (ES)
- Indianópolis (MG)
- Petrópolis (RJ)
- Angra dos Reis (RJ)
Os moradores dessas duas cidades, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos públicos municipais já foram informados previamente da realização do exercício para que a população local esteja ciente e preparada.
Quando o sistema estará disponível?
O novo sistema de alerta vai complementar outras ferramentas que já são utilizadas pelo poder público, como o envio de mensagens por SMS.
Depois do período de testes, o governo vai realizar ajustes adicionais que se mostrem necessários e lançar o sistema para todas as cidades do Brasil. A data exata não foi confirmada.
Roaming em estudo
O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, afirmou durante a cerimônia de lançamento do sistema, na última quarta-feira, que está em estudo a implementação de "roaming" entre as operadoras.
Isso quer dizer que, se um cliente da Claro, por exemplo, estiver na área de cobertura da TIM, ainda assim poderá receber os alertas.
— Quando tem uma situação de desastre, normalmente o que a gente faz é exigir que as prestadoras abram esse roaming no desastre, como teve lá no Rio Grande do Sul. Então, em cidades em que tinha o sinal só de uma prestadora, todos os usuários poderiam usar o serviço.