Notícias



Piquetchê do DG

Costureira produz vestidos de prenda e bombachas para bonecos

Solange Daniel da Silva está com os itens à venda na Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha

16/09/2024 - 05h00min

Atualizada em: 16/09/2024 - 05h00min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Caroline Tidra / Agencia RBS
Costureira observa tendências das invernadas para criar peças.

As vestimentas costumam retratar a história de um povo. E por que não contar essa história em miniatura? Há pelo menos oito anos, Solange Daniel da Silva, 60 anos, de Canoas, começou a fabricar vestidos de prenda, bombachas, camisa, colete, boina e cinto para bonecos. 

A Tavine Moda de Bonecas — nome em homenagem à neta de Solange, Tavine — está expondo diversas peças em um estande na Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha, na Capital, até domingo.

— Este ano estão pedindo mais bonecos com pilcha e levando inteiro, roupa e boneco. As pessoas querem levar prontos para presentear — conta a artesã, que é costureira há mais de 40 anos.

O clima de reconstrução também é sentido por ela. Moradora do bairro Harmonia, Solange teve a casa atingida pela enchente de maio e perdeu o material do trabalho delicado, como os bonecos já comprados e os tecidos das roupinhas. Ela conta que trabalhou muito no último mês para finalizar as peças que estão à venda no acampamento no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. 

Ela ainda sente o impacto da cheia no dia a dia da produção, mas decidiu, assim como outros gaúchos, retomar o trabalho e seguir em frente. 

Questionada sobre a inspiração para a fabricação das peças, ela destaca que observa as tendências nas invernadas artísticas, mas acaba se surpreendendo:

— Eu me inspiro no que eles vestem e eles se inspiram no que eu produzo. Agora, (os clientes) me cobram para fazer o chiripá, as bombachas femininas e também as saias.  

Os vestidos variam entre R$ 47 e R$ 62. Já para quem quer comprar com os bonecos, o preço do brinquedo é acrescentado. O contato com a artesã pode ser feito pelo WhatsApp (51) 98014-8083 e também no Instagram @tavine.mdb.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias