Notícias



Ferveu

Sob influência do La Niña, RS teve cinco ondas de calor e municípios com metade do volume de chuva previsto para a estação

Dados são referentes às localidades com estações do Instituto Nacional de Meteorologia; 10 cidades registraram máximas que ultrapassaram 40ºC

20/03/2025 - 12h45min


Zero Hora
Enviar E-mail
André Ávila/Agencia RBS
Ao menos 10 cidades gaúchas tiveram máximas acima dos 40ºC durante do verão. Porto Alegre bateu os 39,3°C.

O verão se despediu na madrugada desta quinta-feira (20), dando lugar ao outono. A estação mais quente do ano, que no Rio Grande do Sul costuma ser de muita chuva, teve volume abaixo da média e temperatura recorde, com ao menos 10 municípios batendo os 40ºC. Quaraí chegou a registrar máxima de 43,8ºC.

Metade das localidades gaúchas com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram até 250 milímetros de chuva entre 21 de dezembro e 20 de março. O volume representa 50% do que é esperado para a estação toda. Em Cruz Alta e Quaraí o acumulado não chegou a 10%, com 43,8mm e 77mm, respectivamente. 

O resultado da pouca chuva foi o aumento da estiagem no Estado. 

A explicação para o verão ter tido este comportamento está no La Niña. O fenômeno que provoca o resfriamento anormal e persistente do Oceano Pacífico Equatorial costuma reduzir quantidade e frequência de chuva e aumentar o calor no Rio Grande do Sul. 

Além disso, o Estado enfrentou cinco ondas de calor. Na última, chegou a ficar quase duas semanas sob influência do fenômeno, entre fim de fevereiro e 10 de março.

Calor recorde

Que o verão é uma estação de altas temperaturas não é nenhuma novidade. Mas a última temporada foi escaldante no Rio Grande do Sul.

As temperaturas máximas absolutas atingiram valores extremos e, com as sucessivas ondas de calor, as chegaram ou ultrapassaram os 40°C em diversos municípios.

GUILHERME BORGES

Meteorologista da Climatempo

 Municípios mais quentes 

  1. Quaraí: 43,8°C
  2. Uruguaiana: 41,3°C
  3. Campo Bom: 41,3°C
  4. Santiago 40,9°C
  5. São Gabriel: 40,6°C
  6. São Vicente do Sul: 40,4°C
  7. Alegrete: 40,3°C
  8. Camaquã: 40,2°C
  9. Santa Maria: 40,0°C
  10. São Borja: 40,0°C
  11. Porto Alegre: 39,3°C
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/Reprodução
Cinco ondas de calor atuaram sobre o RS durante o verão.

Pouca chuva 

O verão no Estado costuma ser chuvoso, com volumes entre 400 milímetros e 500 milímetros ao longo dos três meses da estação, conforme projeção do Inmet. 

Mas o acumulado não chegou à metade disso na maior parte dos municípios. Em algumas localidades a chuva chegou a apenas 10% do volume previsto.

— Algumas cidades registraram volumes muito baixos, como Cruz Alta, Quaraí e São Luiz Gonzaga, onde o acumulado ficou abaixo de 100 milímetros. De maneira geral, a maior parte dos municípios teve precipitação abaixo da média para a estação, com volumes inferiores a 250 milímetros — destaca Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo. 

O resultado desse baixo volume de chuva é a estiagem ganhando fôlego no Estado

Até esta quinta-feira, conforme painel da Casa Militar que acompanha a situação no RS, 250 municípios haviam noticiado situação de emergência. Desse total, 243 já publicaram decreto sobre a situação.

Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Quaraí foi o município mais quente do RS e também um dos que registrou menos volume de chuva no verão passado.



 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias