RETRATOS DA VIDA
Casa Brincante em Cachoeirinha dá vida ao imaginário
Projeto realizado por educadoras busca ajudar no desenvolvimento infantil por meio da literatura. Com atividades criativas, amigas trazem o hábito da leitura e do brincar para dentro de sua comunidade


Nasceu da amizade de duas educadoras o projeto da Casa Brincante ATA, um espaço lúdico que busca reunir famílias e crianças para descobrir o mundo da literatura e da educação por meio da arte e dos livros.
Por uma percepção de que a internet e as novas tecnologias estivessem roubando o tempo de convivência das crianças, as professoras Thais Almeida, 42 anos, e Andressa Furtado, 38 anos, se reuniram para uma missão: trazer o hábito da leitura e do brincar para dentro de sua comunidade.
Assim, nasce a ATA, que atua unindo a pedagogia e seu estudo pela psicomotricidade (prática pedagógica que integra o corpo e a mente da criança), com foco no desenvolvimento infantil em Cachoeirinha.
Porém, até a Casa Brincante ATA se tornar o que é hoje, as duas educadoras precisaram se reinventar. Thais e Andressa eram professoras na mesma instituição. Com o passar do tempo, a amizade cresceu e elas perceberam que possuíam o mesmo sonho.
Com um movimento voluntário, ambas iniciaram uma programação de hora do conto e manhãs brincantes. As atividades ofertadas pelas educadoras eram realizadas em escolas e livrarias, com temáticas voltadas à criatividade, literatura e movimento.
Em 2023, a ideia se expandiu e junto dela a oportunidade de adquirir uma livraria em Porto Alegre.
Dificuldades
Por um breve período, a operação da livraria ocorreu da forma que as amigas sonharam, porém, devido à enchente de maio, precisaram ficar meses afastadas do local. Thais, morando em Cachoeirinha, e Andressa, em São Leopoldo, se viram em um momento de dificuldades para manter o comércio.
A livraria precisou ser fechada e a ideia foi adiada por alguns meses. No final de 2024, o sonho se reergueu. A livraria retornou e com a ampliação do espaço, se integrando com a Casa Brincante ATA, que ganhou vida.
Localizado em Cachoeirinha, na Rua Osvaldo Borges de Ávila, 20, o espaço foi criando forma com a integração de salas para contação de histórias, atividades teatrais e de movimento.
– O sonho ficou palpável, e me emociono ao ver o brilho no olho das crianças quando conto uma história – declara Thais.
A professora também reforça que gostaria que o espaço fosse como um novo mundo para as crianças e as famílias:
– O que nos move é isso, ver que a profissão que escolhi se expandiu para um espaço onde a criança pode ser ela e se divertir.
Manhãs brincantes e oficinas
Agora, com a abertura do espaço, as educadoras buscam ampliar sua rede. Atualmente, são ofertadas manhãs brincantes e oficinas, divididas em atividades gratuitas e pagas.
Os valores são simbólicos para a aquisição de materiais e despesas da casa. Além disso, elas mantêm a tradição de realizar horas do conto abertas e pretendem realizar lançamentos de livros infantis e contação de histórias com autores.
Thais conta que seu sonho atual é que “a ATA prevaleça”. Saiba mais sobre o espaço e as próximas atividades no Instagram @casaatabrincante.
*Produção: Josyane Cardozo