Notícias



Tradicionalismo 

Gramadense conquista o título de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul 

Gabriela Thoen Krause, 16 anos, representou a 27ª Região Tradicionalista na 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Estado. O concurso foi realizado em Osório, no fim de semana

19/05/2025 - 14h53min


Renata Oliveira Silva
Renata Oliveira Silva
Enviar E-mail
Arquivo pessoal/Divulgação
Gabriela contou que, na reta final, foram mais de 11 horas de estudo para conquistar o tão sonhado título

A 27ª Região Tradicionalista, que engloba Gramado e outros seis municípios, teve uma importante conquista no último fim de semana. A gramadense Gabriela Thoen Krause, 16 anos, ganhou o título de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul na 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Estado, organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Neste ano, o concurso foi realizado em Osório e contou com representantes das 30 regiões tradicionalistas do RS. 

A Ciranda Estadual é reconhecida no meio tradicionalista pelo alto nível de exigência, incentivando o estudo da cultura gaúcha, além de proporcionar a apresentação dos dotes artísticos através da dança tradicional, da declamação, da música e do canto. Para chegar neste concurso, as prendas precisam vencer a etapa regional um ano antes, onde competem somente entre as entidades da região abrangente. Ao Pioneiro, Gabriela contou como foi a preparação e como surgiu seu amor pela cultura gaúcha. Confira:

Tradição que vem do berço 

Vinda de uma família que respira o tradicionalismo, Gabriela é filha de Rodrigo Krause e Carla Thoen, que em 1998 conquistou o título de 3ª Prenda Adulta do Estado. Para a jovem, estar dentro deste universo sempre foi algo muito natural. 

— Eu nasci e cresci dentro do movimento, visto que minha família, em especial, minha mãe, sempre se fez muito presente na parte cultural do MTG. Além disso, em Gramado, meu bisavô é o precursor do tradicionalismo organizado — contou Gabriela. 

Entretanto, a vida nos concursos começou um pouco mais tarde, após a pandemia, quando ingressou na invernada artística do CTG Manotaço. 

— Iniciei minha trajetória nos concursos somente como juvenil, pois foi onde entendi o real sentido de participar. Em 2023, foi a etapa interna do CTG. Em 2024, tive a honra de representar minha entidade no concurso regional, tornando-me 1ª Prenda Juvenil da 27ª Região Tradicionalista. E agora, em Osório, orgulhosamente recebi o título de 1ª Prenda Juvenil do RS — ressaltou. 

Gabriela destaca que ganhar esses títulos sempre foram um dos seus sonhos. 

— Decidi concorrer pelo amor que sinto pelas tradições gaúchas. E também por sempre acompanhar minha mãe em cirandas. Dessa forma, sempre sonhei em ser a menina que, com brilho nos olhos, apresentava o amor à cultura gaúcha. E a sensação de ganhar o concurso estadual é inexplicável, pois foram anos de preparo, e saber que tudo valeu a pena, é incrível! Não somente pelo título, mas por todo aprendizado e evolução que tive — comentou. 

Mais de 11 horas de estudo

Gabriela, que atualmente está no segundo ano do ensino médio, conta que sempre recebeu apoio da escola e que chegou a ganhar "miniférias" no fim de abril para estudar. Nesse período, chegou a ficar 11 horas debruçada nos livros de história e geografia. 

— A caminhada para a Ciranda Estadual foi repleta de desafios, que me tornaram uma jovem mais forte e madura. A dedicação aos estudos vem acontecendo há anos, mas a partir do fim de abril recebi recesso da escola e estudava mais de 11 horas por dia. Graças a Deus, tive muito apoio da minha instituição de ensino, que entende que a educação vai além dos bancos escolares. Nesse tempo, fazia aulas de música semanais com o professor Willian Varella, além de aulas sobre história e geografia do RS com a professora Zaida — destacou. 

E todo esse esforço valeu a pena. No dia das apresentações, o nervosismo marcou presença. Mas, para Gabriela, isso foi mais um incentivo para ela dar o seu melhor. 

— O nervosismo e o frio na barriga são, para mim, umas das melhores sensações. Durante os três dias de concurso me senti ansiosa, mas sabia da minha preparação e estava confiante em dar o meu melhor. Por incrível que pareça, no sábado, ao subir no palco, todo nervosismo se tornou alegria em estar vivendo aquele momento, me senti muito à vontade naquele momento — relembrou a jovem. 

Resultado da 54ª Ciranda Cultural de Prendas do Estado para 2025/2026

Mirim

  • 1ª Prenda Mirim: Isabeli de Lima - 22ª RT - CTG Querência Azaleia - Parobé
  • 2ª Prenda Mirim: Sofia Luisa Schnorr Fleck - 30ª RT - CTG Querência de Nova Hartz - Nova Hartz
  • 3ª Prenda Mirim: Olívia Duarte Rocha - 5ª RT - CTG Sinuelo da Liberdade - Encruzilhada do Sul

Juvenil

  • 1ª Prenda Juvenil: Gabriela Thoen Krause - 27ª RT - CTG Manotaço - Gramado
  • 2ª Prenda Juvenil: Amanda Kothe Bartz - 5ª RT - CTG Lanceiros de Santa Cruz - Santa Cruz do Sul
  • 3ª Prenda Juvenil: Katarine Peripolli Dias - 9ª RT - CTG Clube Farroupilha - Ijuí

Adulta

  • 1ª Prenda do RS: Laura Laís Durli - 19ª RT - CTG Sentinela da Querência - Erechim
  • 2ª Prenda do RS: Amanda Rochol Farias - 1ª RT - CTG Lanceiros da Zona Sul - Porto Alegre
  • 3ª Prenda do RS: Maitê Lorenzoni Antonini - 17ª RT - 35 CTG - Palmeira das Missões

MAIS SOBRE

Últimas Notícias