Seu problema é nosso
Novos postes da CEEE Equatorial trancam esgoto na Vila Farrapos, em Porto Alegre
Obra realizada no início de julho ignorou a tubulação e obrigou moradores a conviver com a água suja e o mau cheiro


A instalação de novos postes de energia elétrica pela CEEE Equatorial obstruiu a rede de esgoto e obrigou os moradores da Vila Farrapos, em Porto Alegre, a conviver com água suja e mau cheiro. Isso porque a colocação das estruturas ignorou a tubulação de drenagem da região e bloqueou o escoamento dos dejetos.
— Eles estouraram e trancaram a caixa de esgoto. O esgoto está transbordando. Enquanto eles furavam, dava para ver a água subindo — conta a moradora Angelita dos Santos, 40 anos.
Apesar de estarem localizados próximo aos antigos, os novos postes são mais profundos, por isso impedem o fluxo, relata ela. Só na Rua Maria Paula Leal, Angelita conta que oito postes foram instalados. A situação se repete em outros pontos do loteamento Tresmaiense.
Antes do trabalho da Equatorial, a moradora trabalhava vendendo churrasquinho em frente a sua casa. Ela tem um filho de quatro anos que necessita de cuidados especiais, por isso não ficava muito longe de sua residência.

Quando o esgoto se espalhou pela calçada, ela precisou abandonar a atividade, para não preparar a comida em frente à água suja.
— Não evacua a água, toda a água que a gente usa, dá descarga e vai para a rua, sobe tudo. Ali na frente da minha casa, eu tive que botar uns palets para sair para a rua — explica.
Tentativas
Em busca de uma solução, Angelita registrou protocolos solicitando uma limpeza da rede de esgoto ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O trabalho foi feito na última semana. Porém, os profissionais do Dmae avisaram que o problema vai voltar porque as tubulações por onde a água escoa estão bloqueadas.
Ao Diário Gaúcho, o órgão afirmou que as equipes estão verificando as ocorrências “para identificar se se trata de redes públicas e analisar qual é a melhor solução para o conserto dos trechos danificados pela CEEE Equatorial”.
“Até lá, será avaliada a possibilidade de ação paliativa nos locais, a fim de amenizar os transtornos ocasionados pela implantação dos postes que quebraram as redes”, completa a nota.
O que diz a CEEE
/// Procurada pela reportagem, a CEEE Equatorial informou que as obras têm o objetivo de “melhorar a qualidade do fornecimento de energia e aumentar a segurança na região”.
/// A concessionária diz que lamenta os transtornos causados e que solicitou ao Dmae uma visita técnica conjunta para solucionar os impactos na rede de esgoto. “Essa aproximação permitirá antecipar problemas futuros na instalação de novos postes e agilizar o reparo caso ocorram novos danos”, completa.
/// Não foi informado nenhum prazo para realização da visita ou para realização das obras de melhorias.
*Produção: Guilherme Freling