Entretenimento



Falando de  Sexo

Falta de desejo pode atrapalhar o casamento

Quando o casal percebe e assume que não está bem, é um sinal de que o amor está presente na relação

15/04/2021 - 12h41min

Atualizada em: 16/04/2021 - 16h38min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu e o meu marido estamos casados há 23 anos. Hoje, somos amigos e nos gostamos muito, mas a vida sexual está em baixa. A falta de libido começou comigo, e ele já nem tenta mais transar. Tenho receio de que essa falta de sexo possa acabar com o nosso casamento.

Existem relações em que o desejo sexual não é a nota dominante. São uniões baseadas no companheirismo e na amizade. Porém, o casal deve refletir se essa relação não está precisando de algum cuidado, pois a falta de desejo pode ser um indicador de que a união se tornou rotineira e burocrática. 

Há muitas razões para explicar a ausência de desejo sexual em uma relação. É muito importante deixar claro que o desinteresse sexual de um dos parceiros costuma causar insegurança no outro, que tende a se sentir rejeitado e com a autoestima frágil.

Leia outras colunas

Reações

Para os homens, é angustiante lidar com a falta de libido. Às vezes, eles nem enxergam isso, pois não aceitam tal possibilidade e justificam a situação com outras questões, reprimindo, como defesa emocional, suas confusões e limitações. 

Acabam, na maioria das vezes, se fechando em suas angústias. Com as mulheres, a falta ou diminuição de libido é cada vez mais assumida e, talvez por isso, há a sensação de ser mais frequente. Porém, costuma ter impacto bem menor do que quando ocorre com os homens, visto que, mesmo com a falta de desejo, eles tendem a continuar a atividade sexual, mesmo sem sentir prazer. 

Assim, saber qual é a origem da dificuldade na vida sexual ajuda o casal a lidar de uma forma adequada com a situação até achar uma solução. Quando o casal percebe e assume que não está bem, é um sinal de que o amor está presente na relação. Buscar ajuda especializada – como uma terapia – é aconselhável. Agir dessa forma é investir no futuro da relação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias