Entretenimento



Estrelas da Periferia

Os netos da Dona Santinha estão só começando: conheça 4ZV, o selo musical da Vila Safira 

De Xande de Pilares a Liniker, não tem quem não se encante pelos crias da zona norte de Porto Alegre 

20/02/2024 - 14h26min

Atualizada em: 20/02/2024 - 15h01min


diario gaucho
Emilli Ribas / Reprodução
Casper, Azze e OMB se preparam para o próximo lançamento em abril.

Os irmãos Azze, 17 anos, Jandy, 28 anos, OMB, 24 anos, e Wando, 25 anos, e o primo Casper, 17 anos, pretendem usar suas vozes e suas composições para inspirar e transformar sua comunidade. Os meninos, crias do bairro Mário Quintana, zona norte de Porto Alegre, perceberam que a energia que tinham juntos era especial.

—  A gente decidiu não só criar música juntos, mas transformar essa parceria em algo maior —  conta Azze.

Assim nasceu a 4ZV, um selo de trap e R&B. Deferente de um grupo, o selo musical permite que o artistas trabalhem tanto em conjunto quanto individualmente, dentro de uma mesma gravadora, produtora e gestão.

O lançado deles foi em dezembro de 2023 e foi divulgado pelo cantor Xande de Pilares. O ex-Revelação conheceu o 4ZV a partir da assessora dos meninos, Aline Ribeiro. Ela conta que ele adorou o trabalho deles e desde então vem apoiando os projetos.

Mesmo com pouco tempo de lançamento, o 4ZV já tem um repertório completo que prova ao que vieram. A artista paulista Liniker também foi apresentada ao grupo e disse ser fã da música Dilema, de Casper.

Aline conta que os meninos têm trabalhado pesado, estudando música e criando. O grupo tem grandes planos: feats nacionais, festivais e novas parcerias.

—  Eles não querem parar por aí —  conta a assessora.

A gente tem que ocupar o nosso lugar, principalmente a gente que vem de comunidade.

ALINE RIBEIRO

Assessora

O grupo já tem seu próximo lançamento agendado para o dia 13 de abril. O single Tropa da 4, de Azze, OMB e Casper, vai contar com um clipe com cenas da comunidade de onde vieram.

Raízes

O selo representa a união da família e nas letras deles, a ambição e o orgulho das suas origens transparecem.

Os cinco são netos da Dona Santinha, mais conhecida como Mãe Santinha de Ogum. Ela é a Ialorixá - Mãe de Santo - de um dos centros de religião de matriz africana mais respeitadas da Zona Norte, com 70 anos de tradição.

— Nossa vó é a rainha da nossa família. Ela enfrentou muitas adversidades na vida, desde muito nova, e a religião sempre foi a força dela — conta Azze.

Lara de Oxalá / Arquivo Pessoal
Vó Santinha é a inspiração dos guris.

Foi seguindo exemplo das mulheres fortes que os criaram que aprenderam a ter orgulho de suas raízes e batalharem pelo seu sucesso. Nas letras de suas músicas, a ambição, a fé e a união têm espaço garantido.

— Dificilmente entramos em conflito, tanto trabalhando com a música, quanto no pessoal — conta Azze, que garante, —  a união sempre prevalece.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br

Para falar com o artista, ligue para (51) 99158-7256

PITACO DE QUEM ENTENDE

O produtor artístico Diego Garcia fala sobre o trabalho dos meninos:

— 4ZV faz um trap com som de ostentação e qualidade, onde eleva o nível do trap gaúcho. Esse deve ser o ano que o selo vai despontar! 

Produção: Camila Mendes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias