estrelas da periferia
Lombrado fortalece o hip-hop de Eldorado do Sul
Músico e empresário é o organizador do projeto social Flow das Ruas
Pedro Lenz, mais conhecido como Lombrado, é uma figura única no cenário musical. Nascido e criado no bairro Sans Souci, de Eldorado do Sul, ele se destaca como artista, músico, compositor e produtor. Trabalha bastante com hip-hop, funk e trap, mas não se limita:
— Eu me descrevo como artista, músico e produtor. Acho que só um rótulo musical não me define — explica Pedro.
Jornada
Sua jornada na música começou aos 13 anos, quando, influenciado por artistas da cena local e nacional, começou a criar bandas de rock com os amigos, que também eram músicos, e chegam a se apresentar na TV local. Aos 15 anos, já era multi-instrumentista, tocando baixo, guitarra e violão, instrumentos que aprendeu por conta própria, sem nunca ter feito aulas.
— Na época da escola, sempre andava com o violão e fazia um som com os amigos. Isso moldou quem eu sou hoje — conta.
Aos 25 anos, no hip-hop, Lombrado está no processo de criação de seu primeiro álbum solo, cujo título ainda é mantido em segredo. Ele fundou uma gravadora, a Haze Vision, que descobre talentos emergentes e eleva artistas do anonimato para mais de 60 mil ouvintes. O recente lançamento Role da Haze, por exemplo, tem ganhado destaque em playlists.
Fortalecendo
Além de seu trabalho musical, Lombrado é um incentivador da cena hip-hop em Eldorado do Sul. Em 2023, ele organizou o evento Flow das Ruas, no bairro Progresso. Com doações de 500 cachorros-quentes, brinquedos infláveis e apresentações de sete artistas locais, Pedro e sua equipe levaram cultura e entretenimento para a comunidade que, segundo ele, é carente e tem o acesso a eventos culturais limitado.
— Quero continuar fazendo projetos sociais, porque o hip-hop é muito importante na periferia. As crianças precisar ter acesso à dança, música, arte — conta Lombrado, que está organizando a segunda edição.
Segundo ele, durante a pandemia o cenário artístico local foi muito prejudicado. Para melhorar isso, Pedro e políticos locais chegaram a um acordo e vão levar o hip-hop para o Festival de Eldorado do Sul. No evento, os artistas da Haze se apresentaram, assim como artistas de grande repercussão nacional, como o cantor Mumuzinho.
— Esse momento para mim foi algo muito emocionante, pois a gente trabalha a vida toda para poder chegar nesse patamar, para poder dividir os palcos com artistas nacionais — lembra Lombrado.
Durante sua apresentação no evento, o artista levou a mãe, Tânia Regina, para o palco como homenagem e reconhecimento da sua importância.
— Minha mãe sempre me apoiou mesmo nos momentos mais difíceis na carreira. Exaltá-la é o mínimo que posso fazer, pois ela é a chave para tudo isso estar acontecendo na minha vida — diz, emocionado.
Além de sua própria carreira, Lombrado administra mais cinco artistas. Além disso, produz para diversos nomes da região, mostrando um compromisso inabalável com o desenvolvimento e crescimento da comunidade musical em Eldorado do Sul.
Coletivo
Sua paixão pela música, combinada com seu espírito empreendedor e compromisso comunitário, torna-o uma figura inspiradora e influente.
— Quando eu comecei, não tive auxílio e foi muita dificuldade até chegar aonde eu tô. Quero poder auxiliar os artistas podendo trazer o que eu não tive e revelar novos talentos na cena local — conta.
Pedro sonha em transformar sua gravadora em referência nacional, mas ele diz que essa não é sua prioridade. Seu objetivo é outro:
— O que me faria me sentir realizado seria trazer uma condição melhor para minha família, em primeiro lugar.
PITACO DE QUEM ENTENDE
Alexandre Rodrigues, colunista do Diário Gaúcho, opina sobre o artista:
— O trabalho de Lombrado é muito importante, pois a música pode transformar realidades. Está no caminho certo!
AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!
Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para camila.mendes@diariogaucho.com.br
Para falar com o artista, ligue para (51) 99925-4831
* Produção: Camila Mendes