Polêmica
Em "Renascer", bebê de Teca é intersexo: entenda o significado do termo
Nascimento da criança provoca muitas discussões na trama
Quem pensa que as polêmicas em torno de Teca (Lívia Silva) e seu bebê se encerraram com a revelação do resultado do teste de DNA, vai se surpreender com os próximos acontecimentos de Renascer.
Após um parto difícil, que contou até com a ajuda sobrenatural de Maria Santa (Duda Santos), a criança ficará no centro de muitas discussões. Questionado sobre o sexo do bebê, José Augusto (Renan Monteiro) desconversará e dirá a Buba (Gabriela Medeiros) que há algo peculiar a respeito do recém-nascido:
— A criança nasceu com a genitália ambígua... — dirá o médico, completando:
— Eu quero ler mais pra entender e ir atrás de um especialista, pra ter certeza... mas tudo indica que esse bebê é uma criança intersexo.
Mas, afinal, o que isso significa? O termo pode parecer estranho ao público, mas certamente quem acompanhou a primeira versão de Renascer, em 1993, deve se lembrar que Buba (Maria Luísa Mendonça) se definia como "hermafrodita", antiga nomenclatura da condição que, hoje em dia, é chamada de intersexo ou intersexual, e diz respeito a pessoas que nascem com características sexuais — incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos. Ou seja, não é possível determinar se o bebê é do sexo masculino ou feminino.
A partir do nascimento da criança, o assunto será abordado de diversas formas, mostrando, inclusive, o preconceito em torno da intersexualidade. Como adiantou o jornal Extra, em uma consulta, Teca, Buba e Augusto ouvirão de um médico:
— Vocês precisam definir se a criança vai ser um menino ou menina (...) Para que eu já possa emitir a certidão no gênero certo, é melhor tomarmos uma decisão... Quem sabe já marcamos a cirurgia?
Buba ficará indignada, e mais ainda quando o médico fizer comentários desrespeitosos sobre a condição da criança.
— Estamos atrás do melhor pra essa criança! E o melhor é preservarmos o direito dela exercer o gênero dela naturalmente e, caso uma intervenção se mostrar necessária e quando se mostrar necessária, vamos pensar sobre o assunto! Até lá faremos tudo no tempo dela — dirá Buba, encerrando o assunto.
A gravidez de Teca esteve envolta em muitas polêmicas desde o surgimento da personagem em Renascer. Primeiro, Buba e José Venâncio (Rodrigo Simas) decidiram adotar o bebê da adolescente, que desde o início dizia não querer ficar com a criança. Com a morte de Venâncio, Buba e José Augusto mentiram para José Inocêncio (Marcos Palmeira) que o bebê que Teca esperava era do falecido, uma forma de amenizar um pouco a dor do coronel.
Mais recentemente, a verdade veio à tona com a revelação do exame de DNA, que desmentia a paternidade de Venâncio. Porém, o que ninguém esperava era que Teca é, na verdade, sobrinha-neta de Maria Santa, informação confirmada por Rachid (Almir Sater).
A mudança na história do filho de Teca foi uma forma do autor Bruno Luperi homenagear a Buba da primeira versão, que era intersexo. No remake, Buba é uma mulher trans.