Notícias



Vida Urgente

Duas novas borboletas são pintadas em Porto Alegre para alertar sobre riscos da violência no trânsito

Desenhos indicam o local onde jovens morreram em acidentes de carro

03/04/2013 - 20h55min

Atualizada em: 03/04/2013 - 20h55min


Jaqueline Sordi
Enviar E-mail
Borboleta do Vida Urgente pintada na esquina das avenidas Luiz Manoel Gonzaga e Carlos Gomes prestsa homenagem a Osmar da Silva

Com o objetivo de chamar atenção sobre os perigos da imprudência ao volante, duas ruas da Capital receberam, na tarde desta quarta-feira, novas borboletas que foram cuidadosamente pintadas no asfalto. Apesar de bonitas, elas representam histórias trágicas de jovens que, naqueles locais, perderam a vida em acidentes de trânsito. A iniciativa faz parte do programa Vida Urgente.

Em parceria com a empresa de sinalização viária Signasul e com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o projeto já demarcou mais de 90 pontos em Porto Alegre.

As homenagens da tarde desta quarta-feira foram para os jovens Osmar da Silva, 24 anos, que morreu após um acidente na Avenida Luiz Manoel Gonzaga, esquina com a Avenida Carlos Gomes, e para José Inácio Barcellos, 19 anos, que perdeu a vida após o carro em que estava se chocar contra um poste na Avenida Edgar Pires de Castro.
O acidente de José Inácio ocorreu há quase dois anos, mas a precisão com que a mãe, Nilza Barcellos da Silva, conta a história que interrompeu a vida de seu filho, é como se a tragédia tivesse acontecido há poucos minutos.

O mais impressionante é que não havia sido primeira vez que o caçula entre três irmãos sofria as consequências da guerra no trânsito. Oito meses antes do acidente fatal, ele teve o braço direito amputado ao cair de uma moto. Após permanecer durante algumas semanas no hospital "entre a vida e a morte", José Inácio rapidamente voltou à ativa, conta dona Nilza:

- Ele não se abateu, pois tinha muita vontade de viver. Mesmo perdendo o braço, ele continuou os estudos e o trabalho.

Para ajudar o filho, os pais do jovem compraram um carro adaptado às suas necessidades. Desde então, ele começou a fazer um curso para aprender a dirigir com suas limitações. Enquanto isso, era levado ao curso de engenharia, ao trabalho e para se divertir pelos irmãos, parentes e amigos.

Foi numa ocasião de lazer, quando voltava de uma tarde na praia com amigos, que sua vida foi interrompida. José Inácio estava no carona e, já se aproximando de casa, o motorista do carro perdeu o controle e se chocou contra um poste. Até hoje não se sabe as causas exatas do acidente, pois não havia testemunhas no local.

- Só tenho recordações lindas. Ele era tudo de bom - resume a mãe, emocionada.

A família entrou em contato com o programa Vida Urgente por acreditar que a borboleta em homenagem ao seu filho serve de alerta a outros jovens que, como José Inácio, podem ter suas vidas interrompidas pela violência no trânsito.

Mais de 15 cidades gaúchas contam com a iniciativa do programa Vida Urgente

"Cada borboleta, uma história. Cada história, uma vida". O lema do projeto da fundação Fundação Thiago de Moraes Gonzaga representa a luta da entidade que, desde 1996, busca educar a sociedade sobre os riscos da imprudência ao volante.

Criada pelos pais de um menino que morreu após um acidente de carro, a fundação já conta com mais de 15 projetos em diversas cidades do Estado que promovem ações de conscientização para incentivar uma mudança de comportamento nos jovens gaúchos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias