Saúde
RS registra aumento de 700% em casos de dengue em relação a 2015
São 102 pacientes com a doença nas sete primeiras semanas do ano
As sete primeiras semanas de 2016 registram 102 casos de dengue confirmados no Estado. O número é quase 700% maior do que o registrado no mesmo período em 2015, quando apenas 15 pacientes contraíram a doença. Apesar do aumento de casos, a Secretaria Estadual da Saúde não deve adotar novas medidas. As informações são da Rádio Gaúcha.
– Além do trabalho normal, estamos atacando emergencialmente as regiões que apresentam focos – relata o titular da Saúde estadual, João Gabbardo dos Reis.
Leia também:
Brasil confirma 508 casos de microcefalia e investiga 3.935 ocorrências
Funcionários deixam embaixadas dos EUA por medo de zika
Em relação às notificações, casos em que exames são realizados para confirmar ou descartar a dengue em pacientes, o aumento seguiu a mesma tendência de alta, alcançando 1.020 situações, frente a 178 em 2015.
De acordo com o secretário, Porto Alegre é a cidade que registra o maior número de casos, com 37 (20 contraídos na própria cidade). No entanto, a situação não é a proporcionalmente pior. A Região Noroeste é a que exige os maiores cuidados no momento, já que o índice de infestação é grande em diversas cidades.
Zika e chikungunya
Em relação ao zika vírus, não há novidades em relação à última semana. O Estado possui 47 casos suspeitos, aguardando o resultado de exames. Dez casos foi descartados e um confirmado, em Porto Alegre.
A febre chikungunya possui 55 casos ainda em investigação e nenhum confirmado no Estado.