Negócios e Cia



Por Dentro das Empresas

Saiba como funciona a fábrica da Embraco em Joinville

Compressores fabricados pela empresa se diferenciam pela evolução constante e alta tecnologia

18/04/2015 - 14h29min

Atualizada em: 18/04/2015 - 14h29min


Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Fábrica produz 55 mil compressores por dia

A inovação é uma das grandes marcas da Embraco e foi fundamental para que a empresa chegasse à liderança mundial no ramo de compressores para produtos de refrigeração, aqueles utilizados dentro de casa e em estabelecimentos comerciais. Para um leigo, no entanto, não é fácil enxergar os avanços ano após ano. A imagem é de uma peça arredondada, preta, brilhante, que ao longo do tempo tornou-se mais compacta e teve algumas alterações sutis de design. A mudança mesmo ocorre lá dentro.

Saiba mais sobre negócios e gestão

Avanços tecnológicos estão conseguindo vencer os grandes desafios do produto. Um compressor deve ser, ao mesmo tempo, confiável, econômico (menos consumo de energia), leve, adaptável às necessidades dos clientes e mais e mais silencioso. Unir todos esses fatores talvez faça alguns engenheiros perderem o sono, pois quanto mais eficiente o compressor, mais ruidoso ele tende a ser. Só mesmo a tecnologia para resolver.

Na fábrica, os processos e os materiais também evoluem. O compressor é feito basicamente de aço, ferro fundido, plástico e cobre. No aço, a empresa trabalha junto com fornecedores para obter lâminas com características especiais de melhor rendimento, além de utilizar uma mistura de gás para reduzir o carbono do aço e melhorar sua eficiência. Cada modelo requer um determinado tipo e uma quantidade específica de lâmina. A espessura e a quantidade de fios de cobre também variam - este último pode ser substituído pelo alumínio, conforme a característica do produto.

A redução de matéria-prima é uma busca constante e a miniaturização, uma tendência. O compressor mais moderno foi lançado no ano passado. Ele pesa 4 kg, contra 11 kg de um modelo tradicional, e também dispensa o uso de óleo lubrificante. A substância pode ser nociva ao meio ambiente em caso de vazamento no descarte incorreto do produto.

A gestão da manufatura também avança. Atualmente, a empresa adota os pilares do sistema World Class Manufacturing (WCM). A manutenção autônoma faz parte dele. Segundo o líder de processos de manufatura, Ivan Tomaz, o operador tem conhecimentos adequados para trabalhar com autonomia com o equipamento e tirar o melhor da máquina.

Layout diferenciado

Parte da fábrica já apresenta um layout diferenciado, com piso branco e uma comunicação visual baseada em cores, que possibilita realizar vários procedimentos de forma mais intuitiva. Reuniões periódicas e quadros de gestão à vista auxiliam o monitoramento do que acontece dentro da fábrica.

- A principal ferramenta é o quadro de gestão à vista, que traz informações gerenciais importantes - afirma o gestor de manufatura da fábrica de compressores, Guilherme Busato.

Para ver tudo mais de perto na fábrica que produz 55 mil compressores por dia, Negócios & Cia. visitou a sede da empresa no Distrito Industrial de Joinville.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias