Luto
Mais de 50 bispos participam da missa solene de despedida de dom Irineu
Cerimonia está sendo realizada na Catedral São Francisco Xavier, no Centro de Jonville

Mais de 50 bispos de dioceses do Paraná, Santa Catarina e São Paulo participam e missa solene de corpo presente de despedida de dom Irineu Roque Scherer.
A cerimônia começou às 15 horas, na Catedral São Francisco Xavier, no Centro de Jonville. Dois padres de Garanhuns, no interior de Pernambuco, onde o bispo atuou antes de ser transferido para Joinville, também farão parte da equipe de liturgia.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Durante a missa, o padre Ivanor Macieski, assessor e um dos religiosos mais próximos de dom Irineu, fará a leitura e um documento chamado "testamento espiritual", escrito pelo próprio bispo em 2012. Também são esperados para a cerimônia representantes das 65 paróquias que estavam sob o ministério de dom Irineu.
Conheça a história de dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville
O prefeito de Joinville, Udo Döhler, decretou luto oficial de três dias pela morte do bispo dom Irineu.
- Com tristeza lamento a morte do amigo dom Irineu. Sua sabedoria fará muita falta à sociedade joinvilense - comentou.
Dom Orlando Brandes, bispo que antecedeu dom Irineu na diocese de Joinville, disse que o religioso era marcado pela bonade pessoal e a disposição em conversar.
- Era uma pessoa boa, que amava Joinville e que no céu intercedera por todos nós - afirmou.
O vice governador Eduardo Pinho Moreira compareceu ao velório e disse que dom Irineu tinha uma característica social muito forte, além da preocupação com as desigualdades.
- Foi um homem que deixa bons exemplos a serem seguidos. Estou aqui para reverenciar a sua memória.
O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, compareceu ao velório e disse que dom Irineu tinha uma característica social muito forte, além da preocupação com as desigualdades sociais.
- Foi um homem que deixa bons exemplos a serem seguidos. Estou aqui para reverenciar a sua memória