#frioSC
Volta da neve após mais de uma década surpreende moradores do Oeste de SC
Fenômeno registrado em Chapecó, Ponte Serrada e Pinhalzinho repercutiu nas redes sociais
Após 13 anos, a neve volta ao Oeste catarinense e surpreende os habitantes da região. A Epagri confirma a ocorrência em Chapecó desde as 5h, e há chances de que o fenômeno se repita nos próximos dias.
Desde 2000 não havia registro oficial de neve em Chapecó, segundo dados da Estação de Rádio do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, do Ciram/Epagri, em outras cidades do Oeste tiveram alguns registros não oficiais durante esses 13 anos. Comprovado mesmo, só em junho de 2000, em Chapecó.
O fenômeno repercutiu nas redes sociais, onde as pessoas procuraram postar fotos, comemorar ou comentar sobre o frio.
- Chapecó gelada - postou Lucian Pichetti Brendler, de Chapecó.
Cláudia de Oliveira, de São Miguel do Oeste, postou sobre o fenômeno.
- Às nove horas da manhã estávamos na rua curtindo a "neve" ou a chuva congelada, sei lá, mas foi lindo - comentou, em postagem do jornalista Ivan Anzolin, que colocou uma foto coberta por flocos brancos.
O radialista Marcelo Vieira postou fotos e um vídeo de Ponte Serrada. Ele afirmou que às 5 horas ocorreu uma chuva congelada e, às 9 horas, chegou a neve.
- Foram vinte minutos mais ou menos, mas não chegou a acumular por causa da umidade - comentou.
Ele disse que todo mundo na cidade estava comentando o fenômeno pois era algo que não ocorria há quase 15 anos.
Há também divergências sobre o fenômeno, tanto nas redes sociais, tanto quanto especialistas. O engenheiro agrônomo da Epagri de Chapecó, Ivan Baldissera, avaliou que o fenômeno se tratava de "escarcha", que é uma chuva congelada.
Baldissera explicou que a chuva congelada difere da neve por se originar de nuvens mais baixas e formar pingos de gelo e não flocos, que são mais leves. Ele disse que a chuva congelada atingiu todo o Oeste, onde houve precipitação.
Mas o meteorologista Marcelo Martins, do Ciram/Epagri, confirmou que houve neve. O meteorologista da Estação de Rádio do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, Adilson Schroeder disse que às 5 horas houve uma chuva congelada, com alguns flocos de neve. Mas às 6h20min, nevou, por quase dez minutos.
