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Ice Bucket Challenge: o viral americano do desafio do balde de gelo

Desafio faz parte de uma campanha para reunir doações para financiar pesquisas sobre esclerose

15/08/2014 - 17h31min

Atualizada em: 15/08/2014 - 17h31min


Reprodução / Facebook
Cara de quem tá curtindo?

Os gigantes da tecnologia não param de se desafiar. Mas, dessa vez, foi por uma causa beneficente. Se você viu nas redes sociais Bill Gates, Mark Zuckerberg e até artistas como Justin Timberlake tomando banho de água gelada, é porque eles aceitaram o Ice Bucket Challenge (#IceBucketChallenge), ou "desafio do balde de gelo", o novo viral do verão americano.

O desafio nada mais é que uma campanha solidária para ajudar a ALS Association, uma organização americana sem fins lucrativos que arrecada fundos para financiar pesquisa e ajudar pacientes com a doença esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig.

Publicação by Bill Gates.

Na quinta-feira, Mark Zuckerberg havia topado tomar o banho gelado. Depois, ele desafiou o fundador da Microsoft (e outras duas pessoas) a tomar um banho de balde também. Assista:

Publicação by Mark Zuckerberg.



O Facebook divulgou que mais de 1.2 milhão de vídeos relacionados ao desafio já haviam sido publicados no site. De acordo com a empresa de Zuckerberg, o viral teria começado na cidade de Boston e se espalhado pelo mundo. O motivo seria o ex-jogador de baseball Pete Frates, que foi diagnosticado com a doença em 2012 .

Abaixo, um Vine do time de baseball Boston Red Sox mostra o momento de Pete Frates:

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A campanha ganhou o apoio de famosos e ajudou a divulgar a causa. Basicamente, o desafio funciona assim: a pessoa toma banho de água gelada, publica a cena nas redes sociais, e depois desafia os amigos. Quem for desafiado tem 24 horas para aceitar e encher um balde de gelo com água e fazer o mesmo. Se não fizer, deve doar US$ 100 para a associação. Mas é claro que a ideia é fazer os dois: o desafio, para divulgar a causa, e a doação.

 

Entre 29 de julho e 12 de agosto, a ASL arrecadou mais de US$ 4 milhões, quase quatro vezes mais que o valor recebido em doações no mesmo período no ano passado. No Brasil, vídeos semelhantes pedem doações para instituições nacionais.


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