Notícias



Teatro

Por meio de ações em escolas públicas, projeto MudaMundo busca melhorar a sociedade, com foco nas crianças

A iniciativa de Porto Alegre já atuou em 12 Estados diferentes

14/09/2022 - 05h00min


Jefferson Botega / Agencia RBS
O teatro conta a história do menino João, um garoto negro, muito esperto, sempre pronto para auxiliar os outros e incomodado com as injustiças

Transformar a sociedade em um lugar melhor começando pela raiz dela: as crianças. Este é o objetivo do projeto MudaMundo, que há 17 anos atua em escolas públicas em diversas cidades do Brasil. A iniciativa que surgiu em Porto Alegre aposta no incentivo ao protagonismo infantil e no papel disseminador de bons exemplos do professor.

Para isso, o projeto conta, por meio de peças teatrais e de seis edições de livros de autoria de Caio Ritter, a história fictícia do menino João, um garoto negro, muito esperto, sempre pronto para auxiliar os outros e incomodado com as injustiças. A partir da apresentação das aventuras do pequeno e seus amiguinhos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo e de cuidados com o meio ambiente. Como o próprio nome do projeto já diz, João sonha em mudar o mundo, tornando-o um lugar mais solidário e seguro.

No teatro, encenado pelo grupo mineiro Real Fantasia, por vezes, João é um boneco e em outras ele "ganha vida", em ambas as situações interpretado pelo ator Marcos Vinícius, 37 anos. Marcos considera que personagem já faz parte da sua vida e diz:

- O João tenta provocar as crianças a observarem melhor as coisas ao nosso redor. A interação com a meninada é algo que me encanta muito.

De acordo com a jornalista e produtora cultural Cristiane Ostermann, coordenadora do MudaMundo, o projeto atende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. 

LEIA MAIS:
Atleta pede apoio para lutar na Irlanda
Cerca de 600 mil pessoas já visitaram o Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Aos professores

- Nossa principal missão é colaborar com os professores naquilo que eles já fazem diariamente, no resgate de valores como cuidado, respeito, diálogo e gentileza - diz Cristiane. 

Aos docentes, também são oferecidas oficinas de sensibilização, que ocorrem presencialmente e são ministradas pela própria coordenadora do MudaMundo. Nessas atividades, os professores recebem um material pedagógico criado especialmente para o projeto por pedagogas especializadas, com sugestões de exercícios para aplicar em sala de aula, e os seis livros com as histórias do personagem João. 

Mais de 90 mil crianças atendidas

Divulgação / MudaMundo
Projeto já atendeu cerca de 4.840 mil escolas públicas

Nos últimos dias de agosto, o MudaMundo se apresentou em escolas de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Nesta semana, passará pela Capital novamente e por Esteio, e, em outubro, repete a parceria em Viamão. De acordo com levantamento do projeto, desde sua criação, a iniciativa já viajou para mais de 125 cidades de 12 Estados diferentes, atendendo a cerca de 4.840 mil escolas públicas e mais de 93 mil crianças. Além disso, mais de 6 mil edições de livros físicos já foram distribuídas em escolas e bibliotecas.

Segundo a coordenadora, o próximo destino, ainda este ano, é o Paraná. Alguns municípios de Minas Gerais, mais especificamente do Vale do Jequitinhonha e Vale do Aço, já estão no radar das próximas visitas, programadas para o ano que vem.

- Em Viamão, perguntamos para os alunos quem já tinha assistido uma peça de teatro e a maioria respondeu que nunca tinha visto. E isso é comum, já viajamos para Mato Grosso, Piauí, Bahia, e nesses lugares muitas crianças também estão assistindo uma apresentação teatral pela primeira vez na vida. É incrível e gratificante poder proporcionar isso - comenta Cristiane

Para a realização dessas ações, o projeto conta com o apoio de diversos patrocínios e das Secretarias Municipais de cada cidade e, principalmente, com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. De acordo com Cristiane, como o grupo teatral vem de Minas Gerais, o projeto custeia deslocamento, hospedagem e alimentação. 

Quando questionada sobre os próximos objetivos, a coordenadora respondeu: 

- Não temos metas de expansão e, sim, de execução. Todo e qualquer movimento é feito a partir do apoio que conseguimos. A escolha das cidades, por exemplo, parte de cada patrocinador. Nossa meta agora é sobreviver, levando literatura e teatro às escolas públicas. 

LEIA MAIS:
Com auxílio de vaquinha online, estudante da Restinga consegue fazer curso em Cambridge, na Inglaterra
Escola infantil de Sapucaia do Sul promove calçadas lúdicas
Com brinquedos deteriorados, Parcão ganhará uma nova pracinha para crianças

Conheça e ajude

- Caso você queira saber mais detalhes do projeto, acesse o site do MudaMundo (bit.ly/muda_mundo). Também é possível acompanhar a iniciativa pelas redes sociais: @projeto_mudamundo, no Instagram, e @ProjetoMudaMundo, no Facebook.

- Para patrocinar o projeto, entre em contato via WhatsApp pelos telefones: (51) 99806-4427 ou (51) 99153-2164.

Produção: Leonardo Bender



MAIS SOBRE

Últimas Notícias