Notícias



Seu Problema É Nosso

Problema na rede de esgotos causa prejuízos em Canoas

Moradores e comerciantes do trecho final da Rua Bartolomeu de Gusmão reclamam de transtornos em dias de chuva

09/02/2023 - 08h00min


Alessandre Quadros / Arquivo pessoal
Em dias de chuva, esgoto se espalha pela via

Moradores e comerciantes do trecho final da Rua Bartolomeu de Gusmão, após o cruzamento com a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, no bairro Fátima, em Canoas, já conhecem o roteiro: quando chove, esgotos da região transbordam e invadem residências e comércios locais. Segundo a auxiliar administrativa Janice dos Santos da Silva, 54 anos, o problema se repete há, pelo menos, quatro anos. 

– Eu e vários vizinhos já procuramos a prefeitura, abrimos protocolos, mandamos fotos e vídeos, mas não adianta. Na segunda-feira (30 de janeiro), vieram aqui e limparam um bueiro. Na sexta (3 de fevereiro), deu uma chuva e encheu tudo de novo – afirma. 

Dificuldades para o funcionamento do comércio

Cuidando da irmã mais velha, que fica ilhada nos episódios de cheia, Janice conta que foi necessário abrir um buraco na garagem da residência, nos fundos do terreno. O improviso funciona como um escape. Caso contrário, a água suja não teria por onde escoar. 

– Ainda assim, já tivemos bons prejuízos. Deu infiltração e nós perdemos as lajotas da cozinha e da frente da casa. Teve um vizinho que elevou o nível do pátio, mas a água acumula igual, em frente – relata Janice. 

O esgoto acumulado na rua também é sinônimo de prejuízo para os comerciantes. No dia 3 de fevereiro, Alessandre Dória Quadros, 44 anos, proprietário de um supermercado na Rua Bartolomeu de Gusmão, contou à reportagem que precisou fechar o estabelecimento mais cedo. 

LEIA MAIS
Campanha arrecada material escolar para estudantes de famílias de recicladores de lixo em Caxias
Idoso espera há um ano para tratar problema na perna
Jardim Itu e Jardim Sabará: moradores criam lista com 42 melhorias para os bairros

– Porque os clientes só conseguem entrar se subirem com o carro na calçada e não dá para aguentar o fedor. Para piorar, se passa ônibus ou caminhão, joga água para dentro – reclama Alessandre. 

Soluções apresentadas até o momento não resolveram

Tanto Janice quanto Alessandre contestam soluções dadas pela prefeitura de Canoas, como a limpeza dos bueiros, e apontam que o transbordamento dos esgotos teve início após uma obra na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga. Na visão dos moradores, é preciso uma ação que dê resultados. 

– A prefeitura só diz que pode mandar caminhões sugarem (o bueiro), mas sabe que não adianta. E fica isso afetando a vida de todo mundo aqui – diz Alessandre. 

Enquanto isso, Janice ressalta que o protocolo 5159/2023-1, em que ela solicitou o conserto definitivo da rede de esgotos da região, sequer foi respondido. 

Conserto deve começar nesta semana

Em nota, a prefeitura de Canoas informou que as equipes responsáveis já constataram o problema e, nesta semana, “irão retornar ao local para trabalhar na solução”. O texto diz ainda que o transbordamento dos esgotos não tem relação com obras na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga e que se trata de um problema estrutural.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias