Notícias



Receita do Leitor

Empreendedora na área culinária, campeã Marlei Willers ensina receita de pão integral

Atleta venceu prova feminina da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre no último domingo; no dia a dia, atua também em um empreendimento próprio

07/06/2023 - 10h19min


Marlei Willers / Arquivo Pessoal
Marlei vende, principalmente, porções congeladas de massas

Para Marlei Willers, a Preta, 45 anos, o domingo passado foi cheio de movimento e alegria. Ela percorreu 42 quilômetros pelas ruas da Capital em exatas duas horas, 40 minutos e 59 segundos. Como resultado, foi vencedora da disputa feminina da 38ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre.

Essa versão atleta divide espaço, no dia a dia, com a empreendedora: Marlei é dona do Preta Pastas (@pretapastas no Instagram), e vende porções congeladas de massas, incluindo produtos fitness, além das opções não congeladas, como é o caso do pão integral.

O empreendimento, tocado apenas por Marlei, foi oficializado em 2019. Mas já estava sendo pensado desde 2018, mesmo ano em que a atleta decidiu vestir a camiseta de corredora e ir atrás de apoio e patrocínio. 

— Vi que não tinha mais como eu conciliar a rotina com os treinos, trabalhando numa empresa, treinando e me deslocando. Foi então que, em meio ano mais ou menos, eu estruturei uma cozinha industrial na minha própria casa — lembra.

A proposta é oferecer uma comida caseira, sem conservantes e com boa escolha de ingredientes. Em resumo, "a comida com sabor de vó", descreve.

Na prática, a versão atleta, que pode ser acompanhada no Instagram @marleiwillers, depende da empreendedora, e vice-versa. Por cerca de quatro anos, o que manteve Marlei correndo foi principalmente o que conseguia por meio do Preta Pastas e das economias que havia feito. Financeiramente, ela diz que começou a ter retorno com a corrida há apenas um ano. 

Marlei explica que, em 2020, quando passou a ter maior visibilidade, a pandemia de covid-19 a fez ficar 16 meses sem competir. Os treinos e a dedicação ao Preta Pastas, porém, seguiram.

— Foi um momento de sofrimento, angústia e instabilidade financeira, mas amadureci muito como atleta e como empreendedora — afirma.

Mão na massa

Paranaense de berço, Marlei conta que é do Interior e aprendeu a cozinhar com a mãe, a avó e as tias. Há 30 anos, mora em Morro Reuter, no Vale do Sinos — região perto da serra gaúcha, cuja culinária também a inspira.

No Preta Pastas, a primeira receita que desenvolveu pensando em seu lado atleta é a que sugere no DG de hoje: um pão integral. Com a corrida, ela, que não gostava de produtos integrais, aprendeu a inserir esses ingredientes na sua vida, orientada por uma nutricionista. 

— É um pão que sustenta. E ele está muito dentro da minha rotina, da Marlei atleta, porque é meu pré-treino, é o carboidrato saudável que eu como, por exemplo, quando estou na rua – esclarece. 

Segundo ela, o resultado é um preparo "saboroso e macio", além, claro, de ser o "pão da campeã".

Trajetória

André Ávila / Agencia RBS
Lado empreendedor dá suporte à atleta e vice-versa

Marlei começou a correr há apenas cinco anos. Apesar disso, sua trajetória já era de presença no mundo dos esportes. A corrida foi surgir de forma "despretensiosa", como define, quando teve contato com uma propaganda de uma agência de viagens esportiva e viu um familiar se engajar em um grupo de corrida da cidade. Ou seja, o universo da corrida começou a se aproximar da vida de Marlei.

Embora já tenha participado de outras competições, no último domingo, foi a primeira vez que esteve na Maratona Internacional de Porto Alegre.

Ao resumir sua receita de sucesso, propósito, resiliência e aprendizado estão entre os ingredientes:

— Na Marlei corredora, primeiro, é acreditar e se dedicar sempre, fazer o teu melhor sempre. E, na Marlei empreendedora, também é isso: estar aberta a mudanças, trabalhar muito, acreditar bastante e entender que tudo é um processo e que tudo é tempo, que tu tens que ir aceitando, fazendo e se remodelando sempre.

Produção: Isadora Garcia

LEIA MAIS
Croquete de churrasco: veja como reaproveitar a carne com a receita da Emanuela
Palha italiana de brigadeiro: saiba o que é e como fazer a receita da Vanusa
Almôndega de lentilha: confira a receita da nutricionista Fabiana

Pão integral

Marlei Willers / Arquivo Pessoal
Receita faz parte do dia a dia da campeã

MEU SEGREDINHO:

/// – Às vezes, as pessoas falam: “O da minha mãe é diferente”, porque depende da forma como é feito. E eu acho que é a forma que a gente faz, é o tempo que a gente espera, toda essa questão de que o alimento precisa desse tempo de preparo, apesar de todos os ingredientes. E, quando tu entra numa linha muito industrializada, o processo sempre é muito acelerado. É diferente de tu fazer o manual, o caseiro. Então, eu acho que justamente é isso: é porque é feito de uma forma manual, artesanal.

INGREDIENTES:

✔ 850g de farinha integral
✔ 200g de farinha de aveia
✔ 25g de sal
✔ 25g de fermento químico
✔ 40g de açúcar mascavo
✔ 200g de purê de aipim
✔ 55g de óleo de girassol
✔ 580ml de água morna

LEIA MAIS
Sorvete de neve da Edi: conheça uma receita que é cara do verão
Bolo de banana: aprenda a preparar a receita da Angélica
Leitora testa kit Cozinha Prática, novo Junte & Ganhe, com receita de família

MODO DE PREPARO:

/// Misture todos os ingredientes secos. 

/// Aqueça o purê de aipim com o óleo de girassol no micro-ondas. 

/// Após, retire do micro-ondas e acrescente os ingredientes secos.

/// Adicione a água morna e sove, com a mão, por 15 a 20 minutos.

/// Unte três fôrmas de tamanho médio. Divida a massa e distribua nas fôrmas. Deixe crescer por cerca de 15 minutos.

/// Leve ao forno por 45 minutos.

TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos
RENDIMENTO: 3 unidades (580g cada)

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 

Produção: Isadora Garcia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias