Notícias



Arquipélago

Chuva alaga casas e bloqueia ruas nas ilhas de Porto Alegre

Ainda não há registros de remoções, segundo a Defesa Civil municipal

13/09/2023 - 22h06min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
Enviar E-mail

A chuva desta quarta-feira (13) antes da passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul causa transtornos na região das Ilhas, em Porto Alegre. Além de bloqueios, alguns trechos e terrenos alagaram deixando moradores "trancados" dentro de casa. Nas partes mais baixas das ruas da Ilha da Pintada, a água já bate na escada de algumas residências.

— Uma das escolas está inundada com água embaixo e a outra também cancelou as aulas. Aí trouxe meus filhos pra ficar na minha mãe e estamos com a preocupação da água subir mais e a gente não ter pra onde ir — diz a dona de casa Luana Santos, 38 anos. Os filhos de 16 e nove anos não saíram de casa nesta quarta.

Segundo a Defesa Civil municipal, nenhuma família foi removida na região até o fechamento desta reportagem, às 18h30min. Alguns moradores, entretanto, já se preparam. A porteira Silvia Senna, de 44 anos, mora na região desde que nasceu e sabe como proceder.

Leia mais
Tradicional Desfile Farroupilha de Porto Alegre será substituído por conjunto de cavalgadas neste ano
Saiba como os donativos chegam aos atingidos pela enchente no Vale do Taquari; veja como ajudar

— Se firmar o vento sul, ou se vier o ciclone como está previsto, daí tapa todo o asfalto. Todo mundo já fica sempre meio preocupado e já se previnem porque é custoso conseguir um móvel, um eletrodoméstico. A gente já está acostumado com isso, então a gente já sabe: começou a subir, já corre para erguer, já deixa tudo preparado — diz ela. Na semana

Na semana passada, quando o Vale do Taquari foi arrasado por alagamentos, o rio Jacuí levou de dois a três dias para subir. Silvia relata que na casa onde mora com o marido e dois filhos, a água já batia na altura da coxa nesta tarde — cerca de 1,20 m.

Na Ilha da Pintada estão bloqueadas as ruas Nossa Senhora da Boa Viagem, Presidente Vargas e rua dos Marinheiros. 

Conforme a Defesa Civil municipal, nesta tarde a medição no Guaíba no Cais Mauá marcava 2,39m. A cota de alerta é 2,55m e a de inundação é 3m. Não há informação sobre a medição do Rio Jacuí.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias