Notícias



Zona Leste

Do Morro da Cruz, jovem busca mostrar favelas de Porto Alegre ao resto do país

Com o audiovisual, Crystom Afronario busca dar visibilidade à comunidade do Morro da Cruz. Jovem participou de documentário

26/12/2023 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Rapaz ficou surpreso ao descobrir que, no Rio, pessoas desconhecem que há periferias no RS

No coração do Morro da Cruz, comunidade na zona leste de Porto Alegre, um jovem sonhador de 23 anos utiliza suas redes sociais para redefinir narrativas e perspectivas sobre as comunidades no Rio Grande do Sul. 

Crystom Oliveira, também conhecido como “Crystom Afronario” na internet, cresceu no Morro da Cruz, filho único de Patricia, mãe solteira que o criou com grande esforço. Seu envolvimento com o audiovisual começou em 2018, durante o Ensino Médio, ao criar o canal do YouTube Justiça Poética, focado em registros periféricos e artistas de rua

O canal originou a websérie Desabafo Poético, onde foram publicados mais de cem clipes enaltecendo diferentes expressões artísticas. Para pagar as contas e financiar os seus projetos, ele trabalha como motoboy desde 2021, em meio período. 

— Eu descobri que gostava de áudio, de gravar, editar e montar com o canal. Eu queria mostrar que no Rio Grande do Sul tem artistas além do tradicionalismo gaúcho, como no funk, rap e pagode — conta Crystom sobre a websérie que ele criou. 

Participação em documentário da Globo

O conteúdo chamou a atenção da Rede Globo, levando-o a ser uma das cinco pessoas participantes do documentário Falas Negras, produzido em 2021, representando não apenas Porto Alegre, mas também a juventude negra. Essa experiência não só impactou Crystom, mas também permitiu que até sua mãe realizasse alguns sonhos. 

— Quando estávamos no Projac, a Alcione também estava lá, e ela é muito fã. Minha mãe falou com ela, e foram só lágrimas. Foi muito gratificante ter proporcionado isso para ela, principalmente por ela nunca ter saído do Rio Grande do Sul ou se hospedado em um hotel. Foi muito emocionante — relembra o jovem. 

Crystom decidiu mostrar a realidade da comunidade onde vive depois de notar que muitas pessoas no Rio de Janeiro desconheciam a existência de periferias no Rio Grande do Sul

— As pessoas não acreditaram que eu era daqui e que aqui também tem periferias, sabe? As vilas, como a gente fala. Mas sim, existe, e existe uma grande parcela da população preta em Porto Alegre, e população periférica também. É o que eu tento relatar nas fotografias e nos vídeos que faço. 

Reconhecido e admirado nas mídias

O aumento da visibilidade nas mídias sociais também se reflete no meio local, onde Crystom recebe reconhecimento e admiração. Além das mídias, ele foi selecionado recentemente em um edital da Lei Paulo Gustavo, assegurando a produção de um curta-metragem chamado Aconteceu a Luz da Lua, que trata dos sonhos da juventude negra, para que, assim como ele, possam aspirar a um futuro melhor. 

— Meu sonho hoje é começar a viver, e deixar de sobreviver. Eu quero viver da minha arte, do meu trabalho, dar um mundo melhor para a minha mãe. E através desse meu trabalho, mudar essa narrativa, essa perspectiva de que não há periferia em Porto Alegre, que a população negra não está presente em Porto Alegre — revela Crystom. 

Ele também pretende realizar uma exposição com fotos de pessoas negras da comunidade onde mora, bebendo chimarrão. A proposta é que as pessoas vejam e se perguntem onde fica a comunidade e mostrar que em Porto Alegre também existe periferia.

Primeiro a entrar em universidade

As conversas que teve com as pessoas que trabalharam no documentário foram ao encontro do desejo de trabalhar com cinema e fotografia, o que o motivou a buscar uma formação na área. Depois de fazer um preparatório para o vestibular e participar do Enem em 2022, o jovem conseguiu uma vaga no curso de Realização Audiovisual na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com uma bolsa integral pelo ProUni. 

— É uma grande conquista para mim e para minha família ser o primeiro a entrar na universidade, principalmente para minha mãe, que sempre me apoiou — revela Crystom. 

Munido de seu celular e uma câmera emprestada pela universidade, ele passou a mostrar a realidade do Morro da Cruz no TikTok e no Instagram (confira aqui), compartilhando fotos dos moradores e vídeos de eventos locais. Nas redes, ele já conta com mais de 10 mil seguidores e 60 mil curtidas

— Quero mostrar o que vejo para quem mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e além. Recebo diversos comentários no TikTok de pessoas surpresas com a existência de periferias aqui, mas também agradecendo por mostrar essa realidade e que também existem coisas boas onde a gente vive — explica Crystom, enfatizando a importância de retratar a comunidade sem romantização. 

*Produção: Murilo Rodrigues


MAIS SOBRE

Últimas Notícias