Entretenimento



Seu Problema É Nosso

Iniciativa sobre autismo pede ajuda para expandir ações

Projeto busca conscientizar comunidades escolares sobre o transtorno do espectro autista

04/01/2023 - 08h00min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Tia Mada, personagem criada por Emanuele, é quem dá lições sobre o transtorno

Para aumentar o alcance do projeto Autismo Cartoon, criado há mais de cinco anos, Emanuele Souza da Silva, 32 anos, precisa de apoio financeiro. O objetivo é formalizar a iniciativa que leva esclarecimento sobre o transtorno do espectro autista a escolas de todo o Brasil. A estimativa é de que sejam necessários R$ 3 mil que pagariam os profissionais e documentações necessárias. 

Atualmente, o projeto é mantido apenas pela moradora do bairro Planaltina, em Passo Fundo. Ela vende doces junto com o sogro para arrecadar dinheiro: 

– Acordo às 5h, faço os doces, termino às 8h e meu sogro sai para vender. Em seguida, eu vou para as escolas. É corrido e eu não tenho esse dinheiro para formalização. 

Alcance 

De acordo com Emanuele, o conteúdo produzido pelo Autismo Cartoon já foi apresentado a mais de 60 escolas, de forma presencial e remota.  

– Já falei com colégios daqui (do Estado), de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, porque as pessoas ficam sabendo ou acompanham nas redes e me convidam – conta. 

Nas instituições de ensino, ela leva a conscientização para crianças, adolescentes e professores. E, nos últimos tempos, passou a participar de eventos diversos. 

– Tenho várias frentes e formas de falar com o público. Para as crianças, por exemplo, criei a personagem Tia Madalena – explica. 

Diversão 

Atrapalhada, com sotaque forte e acompanhada de dois bonecos que representam crianças autistas, o Igor e a Lívia. Foi assim que Emanuele concebeu a personagem Tia Madalena. 

– Estudei por muito tempo e criei um texto para esclarecer. Esse material foi validado por especialistas que fui conhecendo nessa jornada – destaca. 

LEIA MAIS
Na Capital, paciente com síndrome rara consegue ajuda para pagar anestesia
Em setembro: com síndrome rara, paciente busca apoio para pagar procedimento médico Em Viamão, morador paraplégico pede ajuda para conseguir um triciclo motorizado

A jornada, a que ela se refere, começou quando o filho mais novo, Anthony da Silva Bueno, nove anos, foi diagnosticado autista. 

Início 

Emanuele conta que buscou informações para lidar com o caçula, à época com dois anos. Porém, só começou o projeto mais tarde, a pedido do outro filho, Juan da Silva Bueno, dez anos: 

– Ele queria que eu fosse na sala de aula dele falar sobre, já que os colegas perguntavam por que o Anthony não falava e ainda usava fraldas. 

A iniciativa agradou a escola, que incentivou a mãe a levar a ação para o restante dos alunos. Depois disso, os convites passaram a exigir cada vez mais de Emanuele.  

– Meu plano é abrir um instituto, contratar pessoas autistas e conseguir mais visibilidade. 

Colabore

/// Emanuele aceita doações financeiras pelo Pix 02659227047. 

/// É possível acompanhar o projeto e saber mais pelo Instagram @autismo_cartoon.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias