7 dicas para gastar menos nas compras do Dia das Crianças - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Olho no bolso04/10/2016 | 12h22Atualizada em 04/10/2016 | 18h38

7 dicas para gastar menos nas compras do Dia das Crianças

Compra com limite de gastos e à vista é o ideal para não se complicar nas contas. Aproveite para falar de educação financeira com as crianças.

7 dicas para gastar menos nas compras do Dia das Crianças Ronald Mendes/Agencia RBS
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

Quem não quer ver os filhos com um sorriso no rosto no Dia das Crianças? Mesmo com a crise econômica, difícil não encontrar pais que estejam pensando em se organizar para presentear os pequenos no dia 12. Mas é importante considerar a situação financeira da família e lembrar que, em breve, haverá também o Natal.

Leia mais:
Veja como aproveitar o momento e negociar melhor o preço do aluguel 
Saiba guardar bem os alimentos na cozinha e aumentar a durabilidade

– É hora de explicar que é possível conquistar tudo, desde que haja um planejamento e tempo para poupar – pondera Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Caso não haja possibilidade de comprar a vista, se aconselha a família a aproveitar a data para mudar hábitos e começar a economizar para realizar os sonhos da criança em um futuro próximo. Veja, abaixo, sete dicas para comprar bem e começar a falar de educação financeira com os filhos.

Evite levar as crianças

Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

Mesmo que a criança já tenha escolhido o presente, prefira fazer a compra sozinho(a). Pesquise em lojas físicas e online e compre na que oferecer melhor preço e melhores condições de pagamento.

Pense no que vai gastar a mais

Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Considere os custos adicionais que o presente pode exigir. A compra de um vídeo game, por exemplo, costuma estar associada à compra de jogos, cartões de memória e controles extras.

Não passe do teto definido

Foto: Genaro Joner / Agencia RBS

Estabeleça qual valor irá gastar com essa compra e não ultrapasse o orçamento frente às promoções feitas pelas lojas neste período.

Não descuide da qualidade

Foto: Daniel Marenco / Agencia RBS

Tenha cuidado ao comprar produtos sem garantia, que podem comprometer a segurança e a saúde da criança. Organize-se financeiramente para comprar algo que ela goste e que seja seguro.

Incentive a troca e a doação

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Incentive a criança a doar brinquedos, livros e roupas que não utilize mais e até mesmo a trocar com amigos, vizinhos e primos. Aproveite o Dia das Crianças para ensinar aos pequenos que algo que não serve mais para uma pessoa pode ser bastante útil e bem-vindo para outra. 

Com atos assim se tornarão crianças e jovens mais conscientes, que reconhecem o valor das coisas e evitam o desperdício.

Nem tudo é dar presente

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Explique que o presente de Dia das Crianças não precisa ser algo comprado e mostre a possibilidade de fazer um passeio em família ou com amigos a um parque, ponto turístico ou museu, algo que ela queira e que saia da rotina. Essa experiência pode levar ao aprendizado de que o dinheiro não compra tudo.

Pense na educação financeira

Foto: Pixabay / Divulgação

Pense sobre a possibilidade de começar a dar mesada. Com valores mensais, mesmo pequenos, a criança aprenderá a usar o dinheiro de forma consciente, poupando em cofrinhos para realizar seus sonhos. Assim, ela compreenderá que é preciso planejamento e tempo para conquistar o que deseja.

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diariomensajero

    diariomensajero

    El MensajeroComienza hoy la Fiesta Nacional del Gaucho https://t.co/axCc5139UShá 1 horaRetweet
  • Duducker

    Duducker

    Eduardo Beckerhttps://t.co/0E5hrPnGXN via @diario_gauchohá 1 horaRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros