Saiba o que fazer se não votou e nem justificou o voto neste domingo - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Versão mobile

Eleições 201601/10/2016 | 17h35Atualizada em 03/10/2016 | 08h42

Saiba o que fazer se não votou e nem justificou o voto neste domingo

O eleitor precisa justificar a ausência no local de votação para evitar multa e, em último caso, acabar com o título eleitoral cancelado

Saiba o que fazer se não votou e nem justificou o voto neste domingo Nelson Jr/Asics/TSE
Foto: Nelson Jr/Asics / TSE

Quem não votou neste domingo para vereador e prefeito, nem compareceu a uma seção eleitoral para justificar a ausência, precisa se acertar com a Justiça Eleitoral. O prazo para a justificativa pós-eleição pode parecer longo, mas é preciso ficar de olho para não esquecer.

Leia mais:
Veja como aproveitar o momento e negociar melhor o preço do aluguel
Já ouviu falar do golpe do paciente na UTI? Saiba como se proteger 

É preciso comparecer ao cartório eleitoral mais próximo ou usar o serviço eletrônico disponível no site do TRE-RS no prazo de 60 dias. O eleitor precisa apresentar documentos que comprovem a impossibilidade do voto.

– Tem de apresentar, por exemplo, cópias da passagem de ônibus que mostre uma viagem naquele dia, notas fiscais de consumo, conta do hotel onde esteve hospedado. São provas de que estava fora do município onde votaria – explica o corregedor regional eleitoral do TRE-RS, Josemar Riesgo.

Importante lembrar que a ausência no domingo não muda nada na obrigatoriedade de votar no segundo turno, dia 30 de outubro. Para quem não justificar a ausência é aplicada multa, cujo valor básico é de R$ 3,51, mas que pode ser aumentada pelo juiz eleitoral.

Agora, quem sequer pagar a multa não poderá obter certidão de quitação eleitoral, o que impossibilita, por exemplo, se inscrever em concursos ou provas para cargo ou função pública. E se deixar de votar em três turnos consecutivos, não justificar e não quitar a multa, terá o título de eleitor cancelado.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/HM224ZQwRDhá 6 minutosRetweet
  • worldfrontpage

    worldfrontpage

    The Front PageDiario Gaucho Porto Alegre, Brazil Thursday, April 27, 2017 https://t.co/An6ysRn4fg https://t.co/N24FKKlq3ihá 10 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros