Notícias



Voo para o sucesso

Bailarino da periferia realiza sonho de dançar em Porto Alegre

Ex-morador do Bairro Mario Quintana, Gabriel Fernandes se apresentou na cidade onde nasceu

08/12/2014 - 07h01min

Atualizada em: 08/12/2014 - 07h01min


Carlos Macedo / Agencia RBS

No palco do Teatro Ciee, em Porto Alegre, o bailarino Gabriel Fernandes, 21 anos, realizou o objetivo de dançar como profissional, na sexta-feira passada. Ex-morador da Vila Atenis, no Bairro Mario Quintana, Gabriel hoje é bailarino temporário do Theatro Municipal do Rio Janeiro. Há quase cinco anos, ele deixou a Capital para seguir na dança.

>>> Bailarino Gabriel voa cada vez mais alto no Rio

>>> Bailarino gaúcho retorna a Porto Alegre para dançar na escola que o lançou

>>> Bailarino da periferia volta a Porto Alegre pela primeira vez para dançar como profissional

Descoberto pela professora Angela Tonon, 49 anos, a primeira a perceber a "arte no corpo" do menino ainda na Escola Municipal Professora Ana Íris do Amaral, no Bairro Protásio Alves, Gabriel retornou na semana passada a Porto Alegre a convite do Ballet Studio Cris Fragoso, escola que concedeu a ele a primeira bolsa de estudos para dançar.

Miopia é aliada

Antes de se apresentar para uma plateia lotada de familiares, amigos, ex-colegas de escola e ex-professores que o apoiaram até agora, Gabriel maquiou-se e preparou-se sozinho nos bastidores. Manteve a tranquilidade enquanto era cumprimentado por quem chegava nos camarins.

- Esta é a primeira vez que danço na minha cidade como bailarino profissional. Como tenho miopia e não consigo dançar com lentes, não enxergarei a plateia até o fim do espetáculo. Isso sempre acaba ajudando a não me deixar nervoso - revelou, sorrindo, para surpresa dos colegas.

No espetáculo Mercado Persa, que marcou os 40 anos do Studio, Gabriel tornou-se um príncipe nigeriano que se apaixona por uma vendedora de flores, interpretada pela bailarina Bruna Soares, 20 anos. Ao lado dos ex-colegas de escola, Gabriel foi aplaudido com vibração por quem assistiu aos dois atos do espetáculo.

- A maior emoção será ver minha mãe, minha irmã e meu irmão me aplaudindo na primeira fila - contou Gabriel, antes do início.

Novos projetos

Mesmo deixando o Municipal do Rio no início de 2015, quando encerra o contrato, Gabriel já tem projetos em andamento. No mês passado, o bailarino fez audição para uma companhia uruguaia e ficou com o primeiro lugar da lista de espera. Em março de 2015, fará teste para o Ballet Nacional do Chile. No segundo semestre do próximo ano, será a vez de dançar na Alemanha como integrante do Grupo DC, companhia de dança do Rio de Janeiro.

>>> Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias