Notícias



No Acre

Justiça proíbe operadoras de cortar internet móvel ao fim do pacote de dados

Juiz do Tribunal de Justiça do Acre determinou que Claro, Oi, Tim e Vivo ofereçam internet reduzida quando a franquia terminar

24/04/2015 - 14h43min

Atualizada em: 24/04/2015 - 14h43min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Uma decisão tomada na quinta-feira pelo juiz Louis Arruda, do Tribunal de Justiça do Acre, determinou que as operadoras de telefonia móvel não cortem a internet ao fim do pacote de dados contratado naquele Estado. Assim, os planos seriam como anteriormente, quando a franquia termina, a internet passa a ter velocidade reduzida.
 
O corte só será válido em contratos novos. O não cumprimento da decisão judicial pode gerar uma multa de R$ 1 milhão por dia para cada uma das empresas.

Procon de Porto Alegre notifica operadoras sobre interrupção do sinal da internet móvel
Procon App contabiliza 41% dos atendimentos pela internet

De acordo com o portal Olhar Digital, do site Uol, o magistrado acatou o pedido do Procon e da Defensoria Pública acrianos. Para o magistrado, a alteração nos planos é "abusiva" e "ilegal".
 
- Alteraram unilateralmente cláusulas restritivas de direito nos referidos contratos, agindo e procedendo de maneira incompatível e inadequada com o objeto do contrato - escreveu ele na decisão.

Procon de Porto Alegre multa operadora Oi em mais de R$ 600 mil
41% dos brasileiros choram após perder o smartphone, diz pesquisa

O juiz também afirma que as empresas de telefonia móvel buscam, a partir desta mudança no modelo de negócio, maiores lucros e não pensam no consumidor.
 
A medida vale apenas no Acre. No entanto, pode abrir um precedente para que seja adotada em outros Estados, ainda mais com a reclamação dos Procons de todo o país, que se uniram para protestar contra as novas regras.

Leia as últimas notícias do dia
Curta nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias