Solidariedade
Salão de beleza precisa de ajuda para deixar mais senhorinhas bonitas
Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados atente 101 idosos na Zona Sul
- A Val chegou. Vamos lá!
Quando a chegada de Val é anunciada pelos idosos nos corredores da Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), Maria de Lourdes Dorneles, 65 anos, corre para o salão de beleza que fica no prédio da instituição, localizada na Zona Sul da Capital que atende a 101 idosos.
E a Val é a cabeleireira Valdirene Alves, 45 anos. Ela faz serviço voluntário na Spaan há quatro anos. Toda semana, ela está lá para atender as senhorinhas vaidosas do lar. Embora seja mais frequentado pelas mulheres, o lugar também recebe os senhores interessados em cortar os cabelos.
- Eu sou a Rainha da Primavera da Spaan. Tenho que estar nos trinques. Já fiz hidratação e escova no cabelo, a sobrancelha e depilação. Sempre fui muito vaidosa - comentou Maria de Lourdes durante os últimos retoques do dia, enquanto Val terminava de depilar o seu buço.
Gladis Soares Ribeiro, 81 anos, é outra que adora frequentar o salão.
- Quem tem namorado fala de namorado, quem não tem fala de outro assunto. A Val agita todo mundo! - comenta.
Adorada pelas idosas, Val retribui o carinho com trabalho.
- Venho uma vez por semana e trago os melhores produtos para elas. Várias estavam passando por depressão quando comecei a fazer o serviço voluntário, mas agora estão bem - orgulha-se Val, que destaca a necessidade de mais doações.
Voluntários
Maria Shirley Campos, 68 anos, é uma das idosas que enfrentava depressão. Com o incentivo e a alegria de Val e das outras meninas no salão, desfila sorridente e toda maquiada pela Spaan.
- Tenho uma vida agora. Sempre venho aqui porque me faz muito bem, conheço as pessoas, converso sobre vários assuntos - comentou Shirley.
Assistente social da Spaan, Maria do Carmo Pagano Soares concorda que o trabalho ali complementa a atuação da equipe multidisciplinar, formada por profissionais como médicos e nutricionistas:
- Há fortalecimento da autoestima.
O salão foi montado há cerca de um ano, com parcerias e doações à entidade, e funciona graças ao trabalho de cinco voluntárias: duas cabeleireiras, duas manicures e uma podóloga.
Ajude a manter o salão
- O local precisa de alicates, esmaltes, acetona, xampu, condicionador, cera para depilação, tinta para cabelo e cremes de tratamento. Voluntários também são bem-vindos.
- Onde levar doações: Rua Frederico Etzberger, 635, em horário comercial, no Bairro Nonoai
- Telefone: 3247-7400