Notícias



Medicina

"Faltou respeito com o paciente", diz presidente da Amrigs sobre pediatra que não atendeu filho de petista

À frente da Associação Médica do RS, Alfredo Cantalice Neto enfatiza que a filiação partidária da mãe não era motivo para deixar de atender a criança

30/03/2016 - 17h44min

Atualizada em: 30/03/2016 - 18h12min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul defende que conduta de pediatra foi "radical"

Para o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Alfredo Cantalice Neto, a conduta da pediatra que negou atendimento ao filho de uma vereadora suplente do PT na Capital foi desrespeitosa com a criança. Em entrevista ao Diário Gaúcho, Cantalice defendeu que o médico deve ser isento sem se importar com cor, religiosidade e inclinação política.

Diferentemente do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, que aprovou o comportamento da profissional, Alfredo classificou a atitude como um ato de "radicalização". Pediatra desde 1970 e professor do pediatria por 30 anos, Alfredo enfatiza que a médica Maria Dolores Bressan agiu errado e que a filiação política da mãe, Ariane Leitão, que também foi secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul durante a gestão Tarso Genro, não era motivo para deixar de atender a criança, de um ano e um mês:

– Acredito que nessa situação faltou respeito da colega com o paciente.

Ariane é militante do PT há 16 anos e foi secretária de Estado no governo de Tarso Genro

Em 17 de março, um dia após a divulgação de áudios entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, a pediatra mandou uma mensagem por WhatsApp informando que não iria atender a criança devido a sua filiação partidária.

Leia mais:
Presidente do Cremers fala sobre caso de pediatra que negou atendimento a filho de petista
Cremers vai investigar caso de pediatra que negou atendimento a filho de petista

Na mensagem, ela justifica: "Depois de todos os acontecimentos da semana e culminando com o de ontem, onde houve escárnio e deboche do Lula ao vivo e a cores, para todos verem (representante maior do teu partido), eu estou sem a mínima condição de ser Pediatra do teu filho". Procurada pela reportagem, Dolores prefere não se manifestar.

Leia mais notícias do dia

O caso está sendo investigado por uma sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina. Após ser notificada, a médica tem 15 dias para apresentar sua defesa. A seguir, entrevista com o presidente da Amrigs.

Diário Gaúcho - Qual é a posição da associação médica sobre a conduta da pediatra?
Alfredo Cantalice Neto -
Eu fui professor por mais de 30 anos e sempre ensinei meus alunos que é fundamental o médico ter respeito com o paciente. O médico deve ser isento, não pode se importar com cor, religiosidade, inclinação política. Precisa respeitar a diversidade do paciente. Acredito que nessa situação faltou respeito da colega com o paciente. Acredito que o que aconteceu, pelo que li na imprensa, foi uma quebra do relacionamento entre o médico e a criança. Ela agiu erradamente. Não havia motivo para não atender. Se o paciente é de outro partido, isso não interfere na consulta. O médico deve querer é atender bem sempre e tentar curar sempre.

Diário - A pediatra não teria respeitado o paciente?
Cantalice
- Exatamente. A nossa posição é essa. Temos que fazer o possível para diminuir as dores do paciente, resolver seu problema e tendo respeito por isso.

Diário - Ao saber da conduta da médica, o senhor ficou surpreso?
Cantalice
- Me surpreendi. Porque isso não é motivo para negar atendimento. Ao menos pelo que eu li na imprensa, não é motivo real para não atender o paciente. Se formos levar para esse lado, o médico colorado não vai atender o paciente gremista. O princípio fundamental da medicina é que ela é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade.

Diário - Toda essa polêmica vai despertar alguma reflexão na classe médica?
Cantalice
- Sim, acho que tem que ter uma reflexão, sim. Se a gente pegar o Código de Ética Médica tem alguns dispositivos, em alguns casos bem específicos, que o médico pode encaminhar o paciente a outro profissional por quebra de relacionamento. Mas de um modo geral, eu acho que ela agiu de maneira não correta.

Diário - É comum se abordar assuntos políticos nas consultas?
Cantalice
- Não. E eu como pediatra atendo independente de partido, cor... Tento ver a doença e curá-la.

Diário - A pediatra teria motivos para se arrepender?
Cantalice
- Acho que intimamente ela não deve estar de bem com ela. Pelo que a gente conhece, nossos pediatras gaúchos são excelentes, raros são os médicos que têm alguma distorção de atendimento.

Diário - Como a notícia repercutiu entre os seus colegas?
Cantalice
- Ficamos surpresos com a conduta e não concordamos. É uma opinião pessoal minha, da entidade e dos meus colegas. Não concordamos com o procedimento dela. Acho que ela fez algo impensado.

Diário - Fica alguma lição desse episódio?
Cantalice
- A lição é de reflexão na situação atual do Brasil, que é muito delicada e radicalizada. A não aceita o que o B fala e o B não aceita o que A fala. Isso está embutido dentro de várias situações. Isso foi uma radicalização dela.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias