Polêmica
Postagem da Abin gera críticas na internet ao descrever pessoas suspeitas de terrorismo
De acordo com órgão, pessoas usando roupas destoantes e apresentando comportamento "estranho" devem ser denunciadas
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tentou descrever o que seria uma pessoa suspeita de atos de terrorismo, mas acabou causando revolta. Na sexta-feira, dia 08, uma postagem do órgão no Facebook relacionando o uso de roupas, mochilas e bolsas destoantes a suspeitos de terrorismo, tudo isso acrescido de comportamento "estranho", fez que os internautas criticassem – e até fizessem piada – com a definição.
Leia mais:
Terrorista sírio que teria vindo do Uruguai é procurado pelo governo brasileiro
Exército mata onça após passagem da tocha olímpica por Manaus
OMS recomenda que mulheres grávidas evitem o Brasil durante Olimpíadas
"Cuidado ao ver um homem vestindo paletó e se dirigindo ao Congresso Nacional, muitos parecem trabalhadores, mas não se engane com suas bolsas destoantes e intenso nervosismo", ironizou João Marcelo Metz, referindo-se aos políticos brasileiros. "Agência Brasileira de Inteligência descrevendo a aparência de terrorista me faz imaginar que espécie de profissionais de Inteligência eles formam. Céus, que ingenuidade! Um terrorista que se preza tem a aparência que ele quiser, ok?", criticou a internauta Márcia Andrade.
A imprecisão na descrição do que seria uma pessoa suspeita de terrorismo foi percebida pelos internautas. Ao compartilharem a postagem da Abin no Facebook, muitas pessoas afirmaram: "Eu também sou terrorista".
Os memes também não ficaram de fora. No Twitter, internautas apelaram para as comparações.
Em abril, a Abin confirmou uma ameaça de ataque terrorista no Brasil. O sinal foi dado no Twitter, quando um membro do grupo Estado Islâmico publicou uma mensagem dizendo que o país seria o próximo na lista de alvos da facção.
Procurada para se explicar, a Abin disse que a postagem descrevendo suspeitos de terrorismo faz parte de uma série de publicações que busca educar o público sobre o assunto.