Bebê de um ano e cinco meses tem alta de hospital mas precisa de doações de leite especial - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu problema é nosso09/09/2016 | 08h22Atualizada em 09/09/2016 | 08h22

Bebê de um ano e cinco meses tem alta de hospital mas precisa de doações de leite especial

A prefeitura de Alvorada não fornece o produto

Bebê de um ano e cinco meses tem alta de hospital mas precisa de doações de leite especial Leitor DG/Arquivo Pessoal
Foto: Leitor DG / Arquivo Pessoal

Desde que nasceu, Pedro Ebling dos Santos Dornelles, um ano e cinco meses, tem o hospital como moradia. Após 17 meses de angústia, ele e a mãe, Géssica Ebling dos Santos, 25 anos, foram liberados para voltar para casa. No entanto, a alta de Pedro, marcada para ontem, precisou ser adiada porque o leite que ele precisa tomar ainda não está disponível na Farmácia Municipal de Alvorada.

Segundo Géssica, o pedido do leite Neocate foi feito há um mês, quando soube que o menino precisaria trocar o alimento que recebia no hospital desde que nasceu. Na primeira vez, o pedido foi atendido com rapidez. No entanto, o prazo informado pela secretaria se esgotou. A mãe está preocupada, porque não tem dinheiro para comprar as latas, que custam cerca de R$ 160 cada.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

— Estive na farmácia terça-feira e me informaram que não havia solicitação de troca de leite, mas eu tenho o papel aqui com o pedido feito há mais de um mês. O Pedro está desde julho para sair do hospital e agora que está com alta acontece isso — lamenta.

Géssica conta que Pedro nasceu sem respirar normalmente e, por conta disso, utiliza aparelhos que o ajudam na respiração e na digestão.

Dificuldades

Ela diz que, desde então, o menino sempre tem repetidas e frequentes infecções respiratórias, por isso não havia conseguido sair do hospital. A exceção foi uma vez, quando chegou a passar 24 horas em casa, mas por conta de uma nova crise precisou retornar ao hospital. Mesmo depois de diversos exames, ainda não há diagnóstico exato sobre o problema de saúde do menino.

— Ele chegava a ter duas pneumonias por mês. Até hoje não sabemos o que ele realmente tem, pois nenhum exame dá 100% de certeza. Acreditam que seja um problema genético — conta a mãe.

No mês passado, Pedro realizou uma cirurgia para separar a laringe da traqueia a fim de diminuir a salivação e evitar que a secreção vá para o pulmão. Agora que o menino está pronto para ter alta, Géssica espera, ansiosa, para cuidar do filho no conforto do seu lar.

— É como se ele fosse recém-nascido e eu estivesse levando-o pela primeira vez para a casa. Aqui eu não posso cuidar como se ele fosse meu, pois tem sempre gente em volta. Estou muito ansiosa — diz a mãe.

Leia mais
Família precisa arrecadar R$ 6 mil para menino fazer exames no Exterior
Bebê de Alvorada precisa de consulta especializada para confirmar doença

Alvorada não fornece o produto

A prefeitura de Alvorada informou, por meio da assessoria de comunicação, que o leite Neocate não consta na lista dos alimentos especiais fornecidos pela farmácia municipal.

Informou também que a alternativa seria entrar com medida judicial para retirar o leite na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado.

Ontem, Géssica iria tentar trocar as latas do leite Pregomin, que Pedro tomava, por Neocate. Quem quiser ajudar o menino com doações pode entrar em contato com a mãe por telefone ou depositar na conta-poupança.

COMO AJUDAR

- Conta-poupança: 13034-9, agência 4056, Banco Itaú. Em nome de Ismael Dornelles (pai do Pedro).

- Contato: telefone (51) 9377-6186 Géssica (mãe).


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • Bibii_brm7

    Bibii_brm7

    BiancaRT @ou_antonio: Em 5 dias, em 2 capas, o Diário Gaúcho resumiu o ano perfeito para nós gremistas https://t.co/AlFaJPCbithá 47 minutosRetweet
  • SouDiabolico

    SouDiabolico

    Eden HazardMinha fase está tão critica que eu estou pensando em seriamente me inscrever no Clube Dos Corações Solitários do Diario Gauchohá 55 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros