Notícias



Sala de aula

O que você precisa saber para ir bem no estágio

Comprometimento e responsabilidade são algumas das competências que as empresas buscam em seus colaboradores 

01/09/2016 - 10h12min

Atualizada em: 01/09/2016 - 12h06min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Quando ingressam no ensino médio, os jovens já estão aptos para fazer estágios, que servem como preparação para o futuro profissional, independentemente de saberem ou não que carreira querem seguir. Entretanto, é importante observar que o período de estágio não deve, de maneira alguma, atrapalhar os estudos, que são mais importantes. Para o Gestor de Relações Institucionais do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Cláudio Inácio Bins, a decisão de começar a estagiar no ensino médio ou no superior é pessoal e depende da perspectiva de cada um.

– A maior parte dos jovens busca estágio quando já está no ensino superior, mas é interessante fazer uma avaliação antes de tomar a decisão. Estudantes em situação de vulnerabilidade social, por exemplo, começam a fazer estágio ainda no ensino médio, o que contribui para a prevenção da evasão escolar, visto que a pessoa precisa estar ligada a alguma instituição de ensino para estagiar – explica Cláudio.

Prática

A importância do estágio vai além de receber uma bolsa-auxílio no fim do mês. De acordo com Cláudio, a prática causa uma aproximação entre o mundo estudantil, as famílias, a comunidade com o mundo profissional.

– Este é o momento em que os jovens podem colocar em prática o que estão aprendendo e a maior parte das empresas busca candidatos com todo gás para contribuir em suas organizações – comenta ele.

Leia mais
Por que a leitura em família é tão importante para crianças e adultos
Da sala de aula para o mercado de trabalho
Conheça 10 bibliotecas para ler e tirar livros de graça em Porto Alegre

Informação nunca é demais

Cláudio explica que todos os estágios não obrigatórios devem ser remunerados. O jovem, enquanto estagiário, pode trabalhar, no máximo, seis horas por dia e 30 horas semanais, podendo ser menos, mas nunca mais. O consenso da família, para menores de 18 anos, e da instituição de ensino, em todas as idades, é essencial para fechar um contrato de estágio, além de que o trabalho deve estar de acordo com o nível de estudo do candidato.

Produção: Shállon Teobaldo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias