Moradora compra canos, mas obra fica só na promessa em Nova Santa Rita - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu problema é nosso24/10/2016 | 18h38Atualizada em 24/10/2016 | 18h38

Moradora compra canos, mas obra fica só na promessa em Nova Santa Rita

Acordo feito entre a moradora e a prefeitura para canalizar esgoto que passa no meio do terreno espera por licença ambiental para ser cumprido

Moradora compra canos, mas obra fica só na promessa em Nova Santa Rita Leitor DG / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Canos comprados por Claudia e o marido Fabio custaram cerca de R$ 1,5 mil  Foto: Leitor DG / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

A primeira parcela da prestação dos canos comprados pela dona de casa Claudia Oliveira da Silva, 34 anos, já foi paga. Mas a promessa da prefeitura de dar início à canalização de um valo que passa no meio de um terreno ao lado do seu, comprado pela família há um ano e meio, ainda não foi cumprida. A área, na Rua Ametista, 37, Bairro Floresta, em Nova Santa Rita, concentra o esgoto de duas ruas paralelas a essa. 

Leia mais:
Dentista realiza sonho de menino de seis anos: ter dentes iguais aos dos coleguinhas
Descubra o segredo para manter a roupa de cama sempre com cheirinho de recém-lavada

Cláudia mora há 13 anos no bairro e, desde que adquiriu o terreno, tenta chegar a um acordo com a prefeitura para resolver o problema. Além do mau cheiro, que impede a dona de casa de abrir as janelas, ainda há o incômodo do lixo que fora despejado por outros vizinhos dentro do valo. Hoje, isso não mais acontece, pois o terreno está cercado. 

Valo que passa no meio do terreno de Claudia concentra o esgoto de duas ruas  Foto: Leitor DG / Arquivo Pessoal

Segundo ela, antes das eleições, a Secretaria de Obras explicou que a prefeitura não teria condições para fornecer o encanamento. Em contrapartida, prometeu realizar a empreitada caso a moradora comprasse o material. 

O acordo foi feito. Claudia e o marido, o mestre de obras Fabio Antônio Laquimann, 34 anos, compraram os canos por R$ 1.573. O que eles não esperavam é que o material acabaria empilhado na rua por tempo indeterminado.

– Comprei os canos achando que a situação iria se resolver, mas já faz mais de um mês e ninguém veio colocar. Eles (prefeitura) alegam que não têm equipe disponível. Me impedem de fechar o valo, e também não tenho condições de pagar as máquinas e homens para trabalhar – queixa-se Cláudia.

Leia mais:
No meio do caminho, tinha uma estrada... Cheia de buracos e sem sinalização
Em Canoas, moradores querem saber: onde está o banco da parada de ônibus?

Ela diz que a prefeitura chegou a informar à família que não poderia realizar nenhuma intervenção no local por se tratar de área irregular. Porém, a moradora garante que paga IPTU e que possui contrato de compra e venda dos dois terrenos.

Início das obras depende de licença

A Secretaria de Obras de Nova Santa Rita informou, por meio de sua assessoria, que o ¿início dos trabalhos depende apenas de uma licença ambiental, expedida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que já está tramitando¿. A licença diz respeito à mudança do traçado no dreno principal do esgoto. 

A expectativa do secretário de Obras, Revilino Fornazzeri, é de estar com o papel em mãos até o final desta semana. Questionada sobre o acordo entre moradora e prefeitura para a realização da obra, a Secretaria de Obras confirmou que existe um ¿auxílio para a canalização¿, por meio do qual o proprietário fica responsável pelos canos, e a prefeitura por mão de obra, máquinas, equipamentos e o restante do material.

Leia outras notícias de Seu Problema é Nosso


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • DarskiVanessa

    DarskiVanessa

    Vanessa@Vagner_LM aí tu vai pro mural da página de crimes do Diário Gaúcho ♥️há 4 horas Retweet
  • lizilha_

    lizilha_

    liz@AndreSousa__ diário Gaucho? me aguarde sendo assessora de imprensa do real madrid 😝😝há 5 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros